- Início
- Catálogo de Viagens
- Viagens com Autores
- Circuitos à medida
- Sustentabilidade
- Contactos
Viagens com Especialistas
VIAGEM EM GRUPO
9 refeições
Helena Trindade Lopes e Rúben de Castro
Uma viagem a Roma é uma viagem pela História viva, presente em cada recanto de uma cidade que, desde a Antiguidade, guiou e condicionou a história e cultura ocidental. A Antiguidade e o Cristianismo não se compreendem sem se compreender Roma. Mas cumprir essa viagem à Roma Antiga através do olhar de duas personagens singulares, como Francisca Fontana e Gonçal Bensin – os protagonistas desta biografia histórica – pode acrescentar-lhe surpresas inusitadas. Escutar a voz de Youcenar ou uma ópera de Pergolesi na Vila Adriana, explorar o legado de César e de Augusto no Campo de Marte, ou sentir em cada recanto do fórum romano o emanar da história e de toda uma cultura e respectiva mundivisão… Depois, descer para Nápoles, a fim de reconhecer em Pompeia, Herculano e Capri, a vida quotidiana de duas cidades romanas e o lado privado de uma vila Imperial. O rosto de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade vai revelar-se inteiramente. Tudo pode acontecer quando se passa para o outro lado do espelho!
• Helena Trindade Lopes, Professora Catedrática de História da Antiguidade Oriental (especialidade: Egiptologia) do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora do Mestrado de Egiptologia desde 1998. É autora de 6 livros científicos, vários capítulos de obras colectivas, dois romances históricos (A mulher que amou o faraó e Ramsés II, o deus vivo conquistador de terras e de corações) e uma biografia histórica de uma cidade (Roma, cidade eterna) e publicou mais de 120 artigos em revistas académicas nacionais e estrangeiras e em actas de encontros científicos. Foi agraciada com a Medalha de Grande-Oficial da Instrução Pública em 2003.
• Rúben de Castro, doutorado em História Antiga pela Universidade de Sevilha e pela Universidade Nova de Lisboa, é historiador da Roma Antiga. A sua especialização é a Religião, Adivinhação e Mentalidade Romana.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)

Comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo com destino a Roma, via Lisboa. Considerada uma das cidades com mais História do mundo, a capital de Itália destaca-se pelo seu pelo seu património emblemático, evidenciando-se pela sua Arte, Cultura e Arquitetura. Iniciamos esta aventura com visita ao Maxxi Museu Nacional de Artes do século XXI, um projecto arrojado assinado por Zaha Hadid, que foi inaugurado em 2010. O Museu é a primeira instituição nacional consagrada à criatividade contemporânea, cuja programação inclui exposições, workshops, colóquios, laboratórios, espectáculos, projecções e projectos de formação. Seguimos para o Altar da Pátria, ou Monumento Nacional a Vítor Emanuel, uma construção dedicada a Vítor Emanuel II da Itália, o primeiro rei da Itália unificada. Vista exterior do edifício e subida, no elevador panorâmico, ao topo, onde se alcança uma visão de 360º sobre Roma. Jantar. Alojamento no Hotel Intercontinental Roma Ambasciatori Palace 5*, ou similar.
Dedicamos a manhã para visita, a pé, pelo centro nevrálgico da vida social, política, económica e religiosa romana: o principal fórum da cidade. Visitaremos e explanaremos em detalhe tanto o quotidiano cívico de Roma como diversas construções de elevada importância: o Templo de Júlio César Deificado; a Cúria Romana; as diversas Basílicas; o Templo de Vesta; o Templo de Saturno; o Templo de Júpiter; os diversos arcos imperiais; o Templo de Castor e Pólux; e o Lacus Curtius, que os romanos acreditavam dar acesso ao submundo. Almoço. De tarde, visita ao Palatino, colina na qual Roma foi fundada, que permanece hoje em dia dos locais de maior riqueza arqueológica da Roma Antiga. Era nele que habitavam, durante a República, os mais notáveis cidadãos de Roma, e foi nele que os imperadores decidiram construir um dos seus principais complexos residenciais. Visitaremos a casa de Augusto; a casa de Lívia; e os vestígios do colossal Palácio Imperial edificado por Domiciano e expandido por imperadores posteriores. Alojamento.
Continuação das visitas, a pé, até aos Fóruns Imperiais. Construídos já durante o regime imperial instaurado por Augusto para dar resposta à sobrelotação do fórum republicano, os fóruns imperiais são essenciais para se compreender a história de Roma e dos seus sucessivos governantes e dinastias (César, Augusto, Vespasiano, Domiciano/Nerva e Trajano). Neles o público poderá observar e ficar a conhecer detalhadamente a história de construções como o Templo da Paz; o Templo de Marte; o Templo de Minerva; ou a Coluna de Trajano. Almoço. De tarde, visita ao Coliseu. Construído sobre parte do infame palácio de Nero, a Domus Aurea, o Anfiteatro Flávio permanece hoje um dos principais marcos da cidade de Roma. Esta visita, que incluirá alguns monumentos históricos adjacentes (como o ainda intacto Arco de Constantino ou o já desaparecido Colosso de Nero que deu o nome de Coliseu ao Anfiteatro) e que se focará na tentativa de reconstruir na imaginação dos visitantes o Coliseu como ele existia quando foi edificado, e a sua função histórica de entretenimento de massas a um nível nunca visto em Roma. Alojamento.
Começamos o dia com uma visita rápida aos vestígios do Teatro de Pompeu, que permitirá abordar a função histórica do Campo de Marte onde Pompeu acabaria por construir o belo complexo monumental hoje conhecido como Teatro de Pompeu. Permitirá também abordar o evento que imortalizou este monumento: o assassinato de Júlio César nos famosos Idos de Março de 44 a.C. De seguida, a visita ao Panteão permitirá continuar a narrativa acerca do fim da República (e respectiva ascensão de Augusto) que começará aquando da visita ao Teatro de Pompeu, dando a conhecer a história da Guerra Civil que se seguiu ao assassinato de César e as fundações ideológico-religiosas do regime que Augusto instaurou. Construído por Agripa, o mais próximo e leal aliado de Augusto, e reconstruído posteriormente pelo imperador Adriano, o Panteão é uma manifestação inultrapassável da cosmovisão religiosa de Roma, sendo de igual modo um excelente exemplo da durabilidade da construção na Roma Antiga. A manhã terminará com uma visita ao museu do Ara Pacis (Templo da Paz construído por Augusto para celebrar a Pax Romana, o período de paz interna conseguido durante o seu governo) e com uma visita ao exterior do Mausoléu de Augusto. Essas duas construções são uma das principais manifestações do seu regime e permitirão dar a conhecer melhor o primeiro imperador de Roma e o seu programa ideológico. Seguimos até às Termas de Caracala, que permanecem ainda hoje um dos maiores feitos da construção imperial romana. Mandadas construir pelo imperador Caracala, as termas são não só uma excelente janela para a realidade dos banhos públicos na Roma Antiga e para a colossalidade das construções romanas, mas os seus jardins são também um agradável local para se explanar a crise crescente do império romano durante e após a dinastia de Caracala. Terminamos o dia com visita à Arquibasílica de San Giovanni in Laterano, a mais importante basílica papal e sé episcopal da Diocese de Roma, permitirá abordar a ascensão do Cristianismo na Roma Antiga. Construída tendo por base o prévio Palácio Laterano, a futura arquibasílica foi doada ao Papado pelo primeiro imperador Cristão, Constantino. Permanece, ainda hoje, não só um edifício central na história do Papado ao longo dos tempos, como uma manifestação física dos estilos artísticos que dominaram Roma e Itália ao longo da sua história. Jantar. Alojamento.
Dia dedicado a visitar a Vila Adriana, que permanece um dos complexos monumentais mais belos que a Antiguidade Romana nos legou, sendo uma fonte de inspiração artística que transpôs as fronteiras do tempo de uma forma única. Construído por Adriano como Palácio Imperial de onde tencionava governar, o complexo expressa de uma forma inesquecível as inspirações arquitetónicas, religiosas, e culturais que este imperador foi captando ao longo das suas longas viagens pelos quatro cantos do império que governou. Jantar. Alojamento.
Despedimo-nos de Roma permitindo que usufrua da cidade ao seu ritmo, deixando-lhe um convite à exploração livre da Roma dos nossos dias. Em horário a combinar viagem com destino a Nápoles. Jantar. Alojamento no Hotel Napoli Palace & Spa 5*, ou similar.
Começamos o dia com visita a Pompeia, cidade antiga que foi soterrada em 79 d.C. durante uma erupção do vulcão Vesúvio. A visita ao sítio arqueológico com 12 km² de extensão – onde podemos apreciar as Termas estabianas, o Grande Teatro, o Odeão, o Fórum, o Ginásio, a Basílica, o Templo de Ísis, o Lupanar e casas de famílias ricas em óptimo estado como, por exemplo, a casa do Fauno e a casa de Castor e Pólux – permite-nos reconstituir o quotidiano daquela rica cidade romana, que foi preservada pelas cinzas durante mais de 1000 anos. Regresso a Nápoles. Jantar. Alojamento.
Dia dedicado a Herculano. Tal como a vizinha Pompeia, a cidade romana de Herculano também foi soterrada em 79 d.C., durante uma erupção do vulcão Vesúvio. O sítio arqueológico, apesar de mais pequeno do que Pompeia – mais compacto – apresenta um estado de conservação muito superior. Aqui podemos apreciar várias habitações, tais como a casa do Átrio Coríntio, com os seus magníficos mosaicos, a casa de Neptuno e Anfitrite, com os seus belos frescos e um pequeno pátio, a Casa Samnita e a casa dos veados. Almoço entre visitas. Alojamento.
Partida para Capri. Visita à Villa Jovis, a vila romana que serviu de Palácio Imperial do Imperador Tibério (14 d.C. – 37 d.C.). A visita permitirá um melhor entendimento do violento governo de Tibério e também de Calígula (seu sobrinho-neto e sucessor) cuja permanência na ilha sob o olhar tirânico do velho imperador terá contribuído para a sua futura instabilidade psicológica. Regresso a Nápoles. Jantar. Alojamento.
De manhã, visita ao Museu Arqueológico de Nápoles. Em horário em combinar, transfer até ao Aeroporto de Nápoles, para voo com destino ao Porto, via Lisboa. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:
• Partida Porto: 7.590€
• Partida Lisboa: 7.555€
SUPLEMENTO Quarto Individual: 2.200€
SINAL: 2.500€
O PREÇO INCLUI:Porto – Lisboa (duração aproximada 01h00)
Lisboa – Roma (duração aproximada 03h00)
Nápoles – Lisboa (duração aproximada 03h25)
Lisboa – Porto (duração aproximada 01h00)
• Circuito em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Refeições mencionadas no programa (6 jantares e 3 almoços);
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde Roma e até Nápoles;
• Acompanhamento pelos nossos Especialistas durante todo o circuito, desde Roma e até Nápoles – Helena Trindade Lopes e Rúben de Castro;
• Guia local falando Português ou Espanhol para as visitas a Roma, Nápoles e Capri;
• Entrada no Museu Maxxi, Coliseu de Roma incluindo Fóruns Romanos e Palatino, Panteão, Museu Ara Pacis e Basílica de São João Latrão, em Roma; Pompeia, Parque Arqueológico Herculano e Museu Arqueológico em Nápoles;
• Subida ao topo do Altar da Pátria, em Roma, no elevador panorâmico;
• Excursão à ilha de Capri;
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens PLUS.
O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições;
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante: Consulte aqui
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
• Programa elaborado a 5 de outubro de 2025.
*Chamada para a rede fixa nacional