Loch Ness (Lago Ness), Escócia: casa de Nessie

Loch Ness (Lago Ness): casa de Nessie, o eterno enigma

Em 2019, cientistas vieram a público dizer que o monstro de Loch Ness, na Escócia, podia não passar de uma enguia gigante. Mas, no fundo, não queremos todos que isso não seja verdade, só pela emoção de tentar avistar a famosa criatura? Descubra neste artigo como surgiu esta lenda que atrai visitantes de todo o mundo a este lago e o que tem sido feito, em paralelo, para a corroborar e desmentir.

A lenda em si é do tempo da Idade Média. Conta-se que, no ano de 565, o missionário irlandês São Columbano se converteu no herói que salvou um habitante local de uma “besta aquática” no Lago Ness. Mas foi no século XX que o mito se começou a misturar com a realidade e a incerteza se instalou.

Afinal, existe ou não um “monstro do Loch Ness”?

Para Mrs. Aldie Mackay, gerente do Hotel Drumnadrochit – que atualmente alberga o Centro Loch Ness e uma exposição sobre as muitas tentativas de desvendar o mistério –, a resposta era “sim”. A 14 de Abril de 1933, da estrada que liga Inverness a Drumnadrochit, Mrs. Mackay alega ter visto as águas do Ness perturbadas por uma criatura que muito se assemelhava a uma baleia. O marido, que a acompanhava no carro, nada viu, mas este relato foi suficiente para dar início à investigação e para transformar o Loch Ness num destino turístico de eleição.

Loch Ness, Escócia: casa de Nessie, o eterno enigma
A estrada A82 vai de Glasgow a Inverness via Fort William, sendo um importante elo entre o Cinturão Central e as Terras Altas da Escócia. A estrada A82 vai de Glasgow a Inverness via Fort William.

A estrada A82 não foi uma revelação apenas para Mrs. Aldie Mackay. Desde a sua inauguração, precisamente em 1933, que muitos afirmam ter avistado o monstro ao percorrê-la de automóvel. E houve mesmo um cirurgião de renome, Colonel Robert Wilson, que lhe tirou uma fotografia, supostamente a 19 de abril de 1934. A silhueta no lago viria, no entanto, a ser identificada como a cabeça de serpente marinha de um submarino a fingir.

Apesar da muita energia (e dos muitos milhões) gastos em investigação ao longo dos últimos 90 anos, das diversas expedições submarinas e do uso de tecnologia de ponta da própria NASA, as opiniões ainda se dividem. As provas são dúbias, os relatos também. Os agentes do turismo estão em guerra, de um lado os que se recusam a ver o monstro do Loch Ness como um mito, do outro os que acusam estes de estar a ludibriar os viajantes com fotografias falsas.

Mas talvez seja melhor assim. Afinal de contas, é da fantasia e do mistério que vive a região do Loch Ness… e estes perder-se-iam se se viesse a descobrir a verdade.

Sabia que…

… o Lago Ness é maior do que todos os lagos de Inglaterra e do País de Gales juntos?
… o lago era suficientemente profundo para cobrir, na totalidade, o Empire State Building?
… do Castelo de Urquhart se tem a melhor vista para fotografar o lago e para tentar vislumbrar a famosa criatura?

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE...

Santo Domingo de la Calzada, “onde cantou a galinha depois de assada”

Sigiriya, o refúgio de um príncipe com sangue nas mãos?

Ruínas de Troia, Turquia: a cidade para sempre oscilante entre o mito e a realidade.