5 razões para visitar os Açores

Em fase de pandemia, viajar é uma das rotinas das quais mais sentimos falta. No ano de 2020, fomos turistas “cá dentro” e recordámos porque é que Portugal é considerado, um pouco por todo o mundo, um destino tão especial e encantador, com tanto para descobrir.

Para muitos, os Açores foram o local escolhido para desfrutar de umas relaxantes férias em Portugal, não só pelos atributos que já sobejamente conhecemos, mas também porque constituem um completo “mundo à parte” à distância de uma curta viagem de avião.

Neste artigo, reunimos 5 razões pelas quais deverá conhecer os Açores em 2021. Venha descobri-las!

1 – Natureza, natureza, natureza… a especialidade açoriana

Açores é, incontornavelmente, sinónimo de natureza. Das nove ilhas que constituem o arquipélago, não há uma única em que a natureza não atinja o seu esplendor, sob a forma de paisagens únicas, inesquecíveis e de todas as cores. Campos verdejantes, repletos de fauna e flora endémica, lagos e lagoas, cascatas e crateras são apenas alguns dos incríveis fenómenos naturais que irá encontrar neste destino.

Respire fundo antes de embarcar nesta aventura, porque os cenários com que se irá deparar, sejam eles a Lagoa das Sete Cidades em São Miguel, o Vulcão dos Capelinhos no Faial, as fajãs de São Jorge ou os vinhedos e a mais alta montanha de Portugal no Pico, entre tantos outros, são simplesmente de perder o fôlego.

Créditos: Shutterstock Inc.

2 – Uma incomparável gastronomia típica

Nos Açores, mais precisamente na ilha de São Miguel, prepara-se um delicioso cozido debaixo do solo, graças ao calor e ao vapor da terra. Em que outro lugar do mundo se pode orgulhar de experimentar uma iguaria como esta?

O tradicional cozido das Caldeiras das Furnas é, sem dúvida, o prato mais conhecido de todo o arquipélago, mas, para uma experiência realmente completa, não podemos deixar de experimentar outras especialidades, tais como o chá daquela que é a única plantação europeia, as Lapas, o Queijo Fresco com pimenta da terra, o Bife à Regional e a Alcatra à moda da ilha Terceira. Como sobremesa, renda-se ao famoso Ananás dos Açores, que, com o seu sabor agridoce, é o complemento essencial de uma refeição tipicamente açoriana.

Créditos: Shutterstock Inc.

3 – Um património histórico-cultural ainda muito pouco explorado

Além de riquezas naturais ímpares, o arquipélago dos Açores é dotado de museus que representam a história dos locais e preservam a sua identidade cultural e histórica. Muitos deles orgulham-se de preservar esculturas, fotos, pinturas e até mesmo objetos pessoais que pertenceram às famílias dos primeiros colonizadores destas ilhas, que começaram a povoá-las em meados do século XV. Diz-se também, a título de curiosidade, que Cristóvão Colombo fez paragem em Santa Maria na sua primeira viagem à América, tendo nessa altura cedido às suas convicções religiosas e passado por uma das capelas da ilha para pedir ajuda divina. Não é, portanto, surpreendente a variedade de interesses, temas e valores que se podem encontrar nas coleções dos museus e dos monumentos açorianos.

Todavia, é na própria arquitetura e fisionomia das vilas e cidades que se encontra uma das maiores reservas de património do arquipélago, que já foi mundialmente reconhecido. De facto, a UNESCO considera Património Mundial o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, desde 1983, e a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, na ilha do Pico, desde 2004.

Vale a pena conhecer este acervo histórico-cultural, que é amplamente explorado nos nossos circuitos, que preveem visitas a locais tão diversos como o Museu de Angra do Heroísmo, a Casa-natal de Vitorino Nemésio na Praia da Vitória, o Museu Carlos Machado e a Igreja do Colégio dos Jesuítas em Ponta Delgada, a Igreja das Manadas em São Jorge, o Museu dos Baleeiros no Pico, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos no Faial, o Museu da Graciosa, o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo em Santa Maria, entre tantos outros de incontestável interesse.

Créditos: Shutterstock Inc.

4 – Um spa natural e a céu aberto

Consegue imaginar-se a tomar banho em extensas piscinas de água quente, cercadas de idílicos cenários naturais? Nos Açores, terá muitas vezes essa possibilidade. Este destino é um autêntico spa natural e a céu aberto, do qual se destaca o Parque Terra Nostra em São Miguel, com a maior piscina de águas termais existente nos Açores. Ali, a temperatura varia entre os 37 e os 50ºC e as águas férreas possuem diversas propriedades terapêuticas, limpando e hidratando a pele e ajudando no combate a várias condições de saúde, além de serem responsáveis por uma sensação de bem-estar que poucas instâncias termais conseguem proporcionar.

Créditos: Shutterstock Inc.

5 – Um destino seguro segundo a European Best Destinations

Sabia que a European Best Destinations elegeu os Açores como um dos destinos mais seguros para realizar férias em 2021? Esta distinção vem reforçar o estatuto que o arquipélago já tinha alcançado em 2020, graças à aplicação de boas medidas de combate e contenção da pandemia da Covid-19, e é apenas mais uma razão para, este ano, escolher os Açores para se reconectar com a natureza, restaurar energias e desfrutar de uma viagem perfeita, pautada pela tranquilidade e pela segurança.

Créditos: Shutterstock Inc.

Conheça todos os circuitos da Pinto Lopes Viagens para os Açores, em: https://www.pintolopesviagens.com/acores/

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE...

As sete lagoas da ilha das Flores, Açores

Geiranger, Noruega: fiorde ou conto de fadas

Geiranger, Noruega: fiorde ou conto de fadas

Briksdal, Noruega: uma maravilha da Natureza

Briksdal, Noruega: um “must-have” para os colecionadores de maravilhas naturais da Europa

Madeira é (novamente) o melhor destino insular do mundo

Madeira é (novamente) o melhor destino insular do mundo