- Início
- Catálogo de Viagens
- Viagens com Autores
- Circuitos à medida
- Sustentabilidade
- Contactos
VIAGEM EM GRUPO | PLV SMALL GROUP TRAVEL
33 refeições
ÁFRICA DO SUL – SWAZILÂNDIA (ESWATINI) – NAMÍBIA
Viajar a bordo do lendário Rovos Rail é muito mais do que atravessar um continente: é viver a África com o requinte de outros tempos. De Pretória a Walvis Bay, esta travessia ferroviária de 15 noites revela a diversidade natural, cultural e histórica de três países – África do Sul, Essuatíni e Namíbia – numa sucessão de paisagens imponentes, cidades vibrantes e experiências inesquecíveis. Do Kruger Park às dunas avermelhadas do Namibe, dos trilhos dos “Big Five” às aldeias swazi e às minas de diamantes de Kimberley, este é um percurso cuidadosamente desenhado para mostrar o melhor da parte sul do continente africano. Pelo caminho, paragens como o Fish River Canyon, o Deserto do Kalahari, o Etosha Park ou os bairros multiculturais de Durban revelam uma África fascinante, intensa e profundamente autêntica. Uma jornada única, onde o conforto elegante do comboio se alia à beleza indomável do continente.
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Partida frente à nossa agência do Porto, em transporte privativo, em direção ao Aeroporto de Lisboa. Encontro com os passageiros de Lisboa e embarque em voo regular com destino a Joanesburgo, via Dubai. Noite a bordo.
Chegada e transfer ao hotel. Alojamento no Hotel Marriott Melrose Arch 5 * ou similar.
Inicio das visitas a Joanesburgo com destaque para Constitution Hill, o local onde a Constituição da África do Sul foi redigida e onde se encontra a Antiga Prisão de Mulheres. Entre os prisioneiros notáveis aqui detidos, estavam figuras como Nelson Mandela e Winnie Mandela. A área foi transformada, no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, para se tornar o lar da Corte Constitucional da África do Sul, um símbolo da democracia do país. Visita ao Museu do Apartheid, museu fascinante e comovente que oferece uma visão profunda sobre o regime do Apartheid na África do Sul e a luta pela liberdade. Almoço. Partida para Soweto, cidade contígua a Joanesburgo, estabelecida em 1963 para juntar, sob uma mesma administração, um conjunto de bairros para negros, uma vez que as leis de Apartheid os proibiam de viver em áreas reservadas a brancos. Panorâmica com destaque para o hospital Chris Hani Baragwanath, o maior do hemisfério sul, e para a rua onde viveu Mandela. Visita ao memorial de Hector Petersen, um dos primeiros estudantes a fazer frente ao governo de Apartheid. Regresso a Joanesburgo. Jantar. Alojamento.
Saída para Pretória, capital administrativa da África do Sul conhecida pelos seus jacarandás. Visita a Union Buildings desenhada pelo famoso arquiteto colonial inglês Herbert Baker. Os Union Buildings albergam a residência oficial do presidente sul Africano e ministérios. Continuação para o monumento Voortrekker que comemora as aventuras da colonização do interior da África do Sul nos anos 30 do séc. XIX, pelos colonos holandeses. Almoço. À tarde, embarque no comboio Rovos Rail. Partida em direção a Mbombela. Jantar e noite a bordo.
Dia a bordo. Situada no coração do Lowveld, Mbombela (antiga Nelspruit) é a capital da província de Mpumalanga e uma das regiões mais pitorescas e acolhedoras da África do Sul. Rodeada por colinas verdes, plantações de citrinos e florestas tropicais, a cidade é o ponto de partida ideal para explorar o Parque Nacional Kruger e as maravilhas naturais do leste do país. Almoço a bordo. Mbombela é um reflexo da diversidade cultural de Mpumalanga — um local onde as tradições zulu, suazi e ndebele convivem em harmonia com a herança europeia. Jantar e noite a bordo.
Chegada ao Parque Nacional do Kruger, localizado no extremo nordeste da África do Sul e fazendo fronteira com Moçambique e o Zimbabué. O Parque Nacional do Kruger, o mais antigo e dos maiores parques naturais africanos, é um projeto exemplar da defesa da vida selvagem. Safari fotográfico para observação de várias espécies de animais no seu habitat natural. Destaque para o leão, elefante, búfalo e rinoceronte, assim como impalas, zebras, girafas, hienas, entre muitas outras espécies de mamíferos, aves, répteis e peixes. Almoço. Regresso ao comboio e saída em direção a Mpaka. Jantar. Noite a bordo.
Chegada a Essuatíni, antiga Swazilândia e desembarque em Mpaka. A Suazilândia, recentemente renomeada Eswatini pelo rei Mswati III, cobre apenas 17.000 m², sendo o segundo menor país de África. Saída para Swazi Candles e oportunidade para conhecer a ampla variedade de produtos artesanais do país. Continuação pelo vale Ezulwini até à aldeia cultural de Mantenga, um museu vivo de antigas tradições que representa o estilo de vida Swazi, dos anos 1800. Com os artefactos tradicionais em exposição, esta aldeia ilustra muitas das facetas do modo de vida Swazi entre eles o social, o económico e o religioso. Almoço entre visitas. Regresso ao comboio e partida em direção a Golela. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Hluhluwe-Imfolozi Park, um dos destinos de safari mais emblemáticos da África do Sul e um dos mais antigos parques de reserva do país. É amplamente reconhecido como o berço da conservação da vida selvagem africana, sendo o local onde nasceu o famoso “Project Rhino”, que salvou o rinoceronte branco da extinção. Safari no lar dos “Big Five” – leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte- bem como de hienas, girafas, zebras, gnus, antílopes e uma impressionante variedade de aves. O parque é um símbolo da conservação africana. Combina história, natureza selvagem, e um compromisso profundo com a proteção das espécies ameaçadas. Regresso ao comboio. Almoço a bordo. Saída em direção a Durban. Jantar temático “Africa” e noite a bordo.
Chegada a Durban a terceira maior cidade da África do Sul, um vibrante porto do Oceano Índico e o principal centro da província de KwaZulu-Natal. Famosa pelo seu clima subtropical, praias douradas e atmosfera descontraída, combina influências africanas, indianas e coloniais britânicas, criando uma identidade multicultural única. Visita panorâmica com destaque para o Golden Mile, a extensa marginal marítima ladeada por hotéis, cafés e mercados; o Porto de Durban, um dos mais movimentados do hemisfério sul; e o bairro indiano, com os seus templos coloridos e aromas de especiarias. O mercado Victoria Street é uma paragem imperdível para quem deseja conhecer o espírito local e provar sabores exóticos. Continuação da visita aos Jardins Botânicos de Durban, o mais antigo do hemisfério sul (fundados em 1849). Este oásis verde de tranquilidade alberga uma impressionante coleção de plantas tropicais, orquídeas, palmeiras e cicadáceas, algumas com mais de um século de idade. Almoço entre visitas. Regresso ao comboio e travessia do Vale das Mil colinas até Ladysmith. Continuação da viagem de comboio. Jantar e noite a bordo.
Dia a bordo. Continuação da viagem atravessando as majestosas Montanhas Drakensberg, cujo nome foi dado pelos Voortrekkers — os pioneiros bôeres que, ao avistarem esta imponente cadeia montanhosa, compararam as suas cristas recortadas às espinhas de um dragão. Daí surgiu o nome “Drakensberg”, que em africâner significa “Montanha do Dragão”. Almoço a bordo. Durante o percurso, admiram-se paisagens de cortar a respiração, com picos que ultrapassam os 3.450 metros de altitude, vales profundos, escarpas dramáticas e formações rochosas esculpidas pelo tempo. Esta travessia revela o lado mais imponente e selvagem do interior sul-africano, uma sucessão de panoramas grandiosos e inesquecíveis. Continuação em direção a Kimberley. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Kimberley capital da província do Cabo Setentrional que ganhou fama mundial após a descoberta de diamantes em 1871. Visita guiada ao Museu da Mina de Diamantes de Kimberley. O museu recria fielmente a atmosfera da época, com edifícios restaurados, exposições de gemas raras e uma perspetiva única sobre o início da indústria mineira no país. Visita ainda ao impressionante “Big Hole”, a maior escavação feita manualmente no mundo. Este enorme poço, com cerca de 215 metros de profundidade, é o símbolo da febre do diamante que marcou o destino da cidade. Regresso ao comboio. Almoço a bordo. Tarde dedicada à travessia do Karoo, uma vasta região semi-desértica que outrora foi um imenso mar interior. No vagão de observação do comboio será possível admirar esta antiga paisagem marinha: as cinzas e sedimentos depositaram-se sobre o leito do mar, dando origem ao que os geólogos designam por “Sistema Karoo”. Hoje, o cenário é de uma beleza árida e silenciosa, com planícies sem fim, montes isolados e uma luz singular que muda constantemente ao longo do dia. Jantar e noite a bordo.
Continuação da viagem em direção a Upington. Situada nas margens férteis do rio Orange, no norte da África do Sul, Upington é uma cidade-oásis que floresce no coração do semiárido Deserto do Kalahari. É a principal porta de entrada para o Parque Transfronteiriço Kgalagadi, uma das maiores e mais remotas reservas naturais do país. A cidade nasceu em 1873 como uma missão fundada por missionários da London Missionary Society, e deve o seu nome a Thomas Upington, o então procurador-geral da Colónia do Cabo. Com o tempo, tornou-se um importante centro agrícola e comercial graças à irrigação proporcionada pelo rio Orange, cujas águas permitem o cultivo de vinhas, tâmaras, frutas cítricas e passas, transformando o deserto num verdadeiro jardim produtivo. Almoço a bordo. Continuação em direção Hoolog. Jantar e noite a bordo.
Partida em direção ao Fish River Canyon, umas das formações geológicas mais impressionantes de África e o segundo maior desfiladeiro do mundo, logo após o Grand Canyon dos Estados Unidos. A vasta paisagem rochosa abre-se numa sucessão de espetaculares falésias. As suas dimensões são impressionantes: 161 km de comprimento, até 27 km de largura e quase 550 metros de profundidade. Almoço. Visita ao Garas Park, também conhecido como Garas Quiver Tree Park, um dos lugares mais fotogénicos e emblemáticos do país. Este parque abriga um bosque de árvores-aloé (Aloe dichotoma), popularmente chamadas de “quiver trees” ou árvores-aljava, devido ao facto de os povos San (bosquímanos) utilizarem os seus ramos ocos para fabricar aljavas para as flechas. Continuação para norte, atravessando o Deserto do Kalahari em direção a Windhoek, a capital da Namíbia. Jantar e noite a bordo.
Após o pequeno-almoço, transporte para o aeródromo de Windhoek. Embarque em direção a Sossusvlei. Chegada, check in no lodge e almoço. De tarde, passeio pelo deserto. As dunas do Deserto do Namibe foram formadas por areia transportada pelo vento a partir da costa da Namíbia. Esta areia tem mais de cinco milhões de anos e apresenta uma tonalidade avermelhada devido ao seu elevado teor de óxido de ferro. À medida que a luz muda ao longo do dia, as cores das dunas transformam-se, criando um espetáculo visual único. Jantar. Alojamento no Sossusvlei Lodge ou similar.
Nota: por favor prepare uma pequena mala para a estadia em Sossusvlei. Para sua conveniência, irá ser colocada na sua cabine um saco de viagem.
Saída para um passeio pelo deserto, com pequeno-almoço servido no vlei – a planície de areia branca rodeada pelas imponentes dunas do Deserto do Namibe. Regresso ao lodge e em horário a combinar, transporte para o aeródromo para embarque em direção a Windhoek. Chegada e, após almoço, visita ao Museu TransNamib localizado no edifício histórico da estação de comboios de Windhoek. O museu apresenta uma coleção variada de equipamentos ferroviários, mapas e objetos relacionados com o transporte ferroviário durante o período colonial alemão e a administração sul-africana. Regresso ao comboio e saída em direção a Otjiwarongo. Jantar e noite a bordo.
Chegada a Otjiwarongo, localizada no centro-norte da Namíbia e que serve como porta de entrada para o Parque Nacional de Etosha, um dos destinos de vida selvagem mais emblemáticos do país. Almoço a bordo. Saída em direção ao Cheetah Conservation fund, um centro internacional dedicado à proteção e reabilitação das chitas, onde os visitantes podem observar estes magníficos felinos e aprender sobre os esforços de conservação. Regresso ao comboio e partida em direção a Otavi. Jantar e noite a bordo.
Partida para o Parque Nacional de Etosha, umas das maiores reservas de vida selvagem de África. O seu nome significa “grande lugar branco”, em referência à imensa depressão salgada (Etosha Pan) que ocupa o centro do parque — um antigo lago seco que brilha sob o sol e cria uma paisagem de beleza quase surreal. Com uma área de 22.000 km², Etosha oferece uma das melhores experiências de observação de fauna do continente, sendo o lar de mais de 100 espécies de mamíferos e 300 espécies de aves. Check in no lodge. Almoço. De tarde safari fotográfico pelo parque, oportunidade para observar a vida selvagem no seu habitat natural. O parque é especialmente conhecido pela sua população de rinocerontes-negros, uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Regresso ao lodge. Jantar. Alojamento no Mokuti Etosha Lodge ou similar.
Nota: por favor prepare uma pequena mala para a estadia em Etosha. Para sua conveniência, irá ser colocada na sua cabine um saco de viagem.
Manhã cedo saída para um safari no Parque Nacional de Etosha. O parque é lar de uma grande variedade de animais selvagens, incluindo elefantes, leões, rinocerontes, girafas, zebras e várias espécies de antílopes. É também um ótimo lugar para observação de aves, com mais de 340 espécies identificadas. Regresso ao lodge para pequeno-almoço e check out. Transfer para o comboio. Almoço a bordo. Continuação da viagem a sudoeste em direção ao oceano Atlântico. Jantar temático “1920’s” e noite a bordo.
Pequeno-almoço a bordo enquanto atravessa o Deserto da Namíbia em direção a Walvis Bay. Ao longo da viagem, o carro de observação estará na frente do comboio para o último percurso, oferecendo uma perspetiva única e diferente da paisagem. Chegada ao fim da viagem de comboio, na Estação de Walvis Bay. Check-out do comboio e transporte para o aeroporto, para embarque em voo com destino a Joanesburgo. Chegada e transfer para o hotel. Jantar. Alojamento no Hotel Southern Sun Airport 4* ou similar.
Em horário a combinar localmente transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino a Portugal, via Dubai. Noite a bordo.
Chegada a Lisboa e continuação, em transfer privativo, para o Porto. Fim da viagem e dos nossos serviços.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:
• Cabine Pullman: 17.945€
• Cabine Deluxe: 21.895€
SUPLEMENTO Quarto individual:
• Cabine Pullman: 4.600€
• Cabine Deluxe: 5.400€
SINAL: 6.300
O PREÇO INCLUI:
• Transfer privativo Porto / Lisboa / Porto;
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Passagem aérea em classe económica Lisboa / Joanesburgo / Lisboa em voo regular Emirates, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (95€);
Lisboa – Dubai (duração aproximada 07h50)
Dubai – Joanesburgo (duração aproximada 08h15)
Joanesburgo – Dubai (duração aproximada 08h15)
Dubai – Lisboa (duração aproximada 08h10)
• Passagem aérea em classe económica Walvis Bay / Joanesburgo em voo regular, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (200€);
Walvis Bay / Joanesburgo (duração aproximada 02h05),
• Voo interno em avioneta Windhoek / Sossusvlei / Windhoek (duração aproximada de 1h00), com direito a uma peça de bagagem flexível até 15 kg;
• Visitas e deslocações mencionadas em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Viagem a bordo do comboio Rovos Rail, na categoria escolhida;
• Refeições mencionadas no programa (16 almoços e 17 jantares);
• Lavandaria incluída a bordo (cerca de 10 peças por cabine)
• Bebidas alcoólicas e não alcoólicas locais a bordo do comboio;
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos locais de partida (Porto ou Lisboa);
• Guia local falando Português ou Espanhol para as visitas a Joanesburgo, Soweto e Pretória;
• Guia local falando Inglês para as visitas do 5º ao 18º dia (comboio);
• Visitas e entradas mencionadas no programa;
• Visto de entrada na Namíbia (1648 NAD – aprox. 85€);
• Gratificações a guias e motoristas locais;
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens PREMIUM.
O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições, fora do comboio;
• Gratificações a bordo do comboio;
• Opcionais, extras de carácter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante:
– Até 30 de janeiro de 2026: sem gastos de cancelamento;
– De 31 de janeiro a 1 junho de 2026: 10% do custo total da viagem;
– De 2 junho a 2 outubro de 2026: 25% do custo total da viagem;
– De 3 outubro a 30 dezembro de 2026: 50% do custo total da viagem;
– De 31 dezembro a 0 dias antes da partida: 100% do custo total da viagem.
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
Descrição das Cabines: https://sa-rail.co.za/luxury-trains/rovos-rail/
Deluxe ( Emerald)
As cabines têm aproximadamente 10m2 e incluem ar-condicionado, secretária, arrumação para bagagem, armário, cofre, chaleira, pequena sala de estar e casa de banho privativa.

Pullman (Gold)
As cabines têm aproximadamente 7m2 e incluem ar-condicionado, secretária dobrável, arrumação para bagagem, armário, cofre e casa de banho privativa.

• Vestuário:
– Durante o dia, a bordo, o vestuário é casual elegante;
– Ao jantar, a bordo, o vestuário é formal (com exceção dos jantares nos lodges, que é casual);
– Existem ainda 2 noites temáticas a bordo. Por favor, peça-nos mais informações.
• Recomendamos Consulta do Viajante.
• Preço da viagem sujeito a flutuações cambiais.
• Programa elaborado a 28 de outubro de 2025.
*Chamada para a rede fixa nacional