Duração: 32 dias / 27 noites de alojamento
Está interessado (a) em fazer esta viagem? Gostaria de ser informado(a) assim que existir um novo programa deste circuito? Preencha aqui o formulário e será informado em primeira mão.

VIAGEM EM GRUPO | Viagem de Autor com Gonçalo Cadilhe

49 refeições

Portugal – Uruguai – Buenos Aires e Patagónia (Argentina) – Estreito de Magalhães (Chile) – Auckland e Rotorua (Nova Zelândia) – Fidji – Sydney (Austrália) – Filipinas – Singapura – Goa e Bombaim (Índia) – Amboseli Nat. Park e Mombaça (Quénia) – Portugal

Viagens com Gonçalo Cadilhe | Pinto Lopes Viagens

Gonçalo Cadilhe

Baseado no livro “Nos passos de Magalhães”, de Gonçalo Cadilhe

Magalhães é mundialmente famoso pela primeira circum-navegação do globo. Na realidade ele não a completou, apenas a comandou na metade desconhecida do mundo. Antes, durante quinze anos ao serviço do rei de Portugal, navegara na outra metade: o Índico e o Atlântico. Podemos afirmar que Magalhães, ao navegar as duas metades do globo em tempos diferentes, foi o primeiro globe-trotter da História.

Após as celebrações dos 500 anos da circum-navegação, vamos nós celebrar também Magalhães, e da melhor maneira: percorrendo as etapas principais da sua vida e das suas viagens. Dando especial relevo aos pontos de interesse turístico ao longo da nossa rota; optando por uma logística de itinerário que minimiza o cansaço, evita (sempre que possível) os efeitos do jet-leg e respeita as noites bem dormidas, estamos certos que esta volta ao mundo que aqui propomos ficará como uma das viagens mais extraordinárias da nossa alma de viajantes.

PROGRAMA

• 1º DIA • PORTO OU LISBOA (AVIÃO) …

Comparência no aeroporto escolhido para embarque em voo noturno com destino a Montevideu, via Madrid. Noite a bordo.

2º DIA • … – MONTEVIDEU

Na nossa volta ao mundo seguiremos a direcção oeste. Tal como o projecto de Magalhães que pretendia alcançar o Oriente por Ocidente, ou seja, chegar às Ilhas das Especiarias navegando na parte espanhola do mundo, também nós iremos pelo Atlântico Sul rumo ao Estreito de Magalhães, um dos pontos-chave da nossa epopeia. Foi Magalhães a baptizar a colina que domina a capital do Uruguai com o nome de Montevideo, enquanto subia o rio de Prata esperando encontrar aqui a passagem do Atlântico para o Pacífico. Almoço. Visitamos com cuidado a capital uruguaia, os seus bairros boémios e as suas praças monumentais. Jantar. Alojamento no Hotel Radisson Montevideo ou similar.

Montevideu

3º DIA • MONTEVIDEU – COLÓNIA DE SACRAMENTO (FERRY) – BUENOS AIRES

Seguimos pela margem do rio da Prata acima, recordando a expedição de João Solís, que antecedeu a de Magalhães, e o seu fim trágico nas margens deste rio. Chegamos a Colónia de Sacramento, cidade fundada pelos portugueses e hoje Património Unesco, que visitamos. Almoço. Continuação da visita da Colónia de Sacramento. Atravessamos o rio da Prata em ferry e chegamos a Buenos Aires ao fim da tarde. Jantar. Alojamento no Hotel NH Collection Centro Historico ou similar.

Colónia del Sacramento

4º DIA • BUENOS AIRES

Visitamos a capital da Argentina, uma das cidades mais vibrantes e cosmopolitas do mundo. Começamos com uma panorâmica exaustiva do centro até chegarmos a La Boca, onde nos deteremos para apreciar e fotografar este bairro típico. Após o almoço, visita ao bairro e Parques de Palermo com a zona das embaixadas e mansões coloniais. Continuação para o bairro de Recoleta, com visita ao cemitério e túmulo de Evita Perón. Regresso ao hotel e tempo livre para passear na Calle Florida. Programa noturno com jantar e espetáculo de tango num dos famosos restaurantes da cidade. Alojamento.

Buenos Aires

5º DIA • BUENOS AIRES (AVIÃO) – BARILOCHE

Descemos para a Patagónia, território assim baptizado por Magalhães e nunca antes visitado por uma expedição europeia. O nosso foco é a pequena, cénica, vila de Bariloche, ao pé dos Andes, com paisagens estupendas entre lagos imensos e neves eternas. Efetuaremos o Circuito Chico, percorrendo a margem do Lago Nahuel Huapi. Jantar. Alojamento no Hotel Kenton Palace ou similar.

Bariloche

6º DIA • BARILOCHE – CRUCE DOS LAGOS ANDINOS – PUERTO VARAS – PUERTO MONTT

Empreendemos uma travessia épica dos Andes em ferry navegando por vários lagos andinos desde a Argentina até ao Chile. Almoço em Peulla. Chegamos a Puerto Montt, limite de todas as estradas que descem a costa oeste do continente americano, um dos genuínos becos do planeta. Jantar. Alojamento no Hotel Cabañas del Lago ou similar.

Vista para os Lagos em Bariloche, Argentina | Puerto Varas

7º DIA • PUERTO MONTT (AVIÃO) – PUNTA ARENAS

A nossa viagem chega por fim ao Estreito de Magalhães, lugar que colocou o navegador português no panteão dos maiores exploradores da História. Almoço. A partir de Punta Arenas exploramos também nós o Estreito, percebendo as razões que fazem dele um dos desafios maiores dos sete mares. Jantar. Alojamento no Hotel Diego de Almagro ou similar.

Punta Arenas

8º DIA • PUNTA ARENAS

Dedicamos este dia a conhecer o Estreito, esse momento épico para qualquer colecionador de mitos geográficos, um troféu cobiçado que não pode faltar na lista de topónimos remotos e sugestivos de qualquer planisfério pessoal. O Estreito liga o Atlântico ao Pacífico, separa a Patagónia da Terra do Fogo”. Visitamos a ilha Madalena com a célebre colónia de pinguins e percorremos as margens do Estreito em busca dos melhores pontos panorâmicos. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.

Punta Arenas | Estreito de Magalhães

9º DIA • PUNTA ARENAS (AVIÃO) – SANTIAGO DE CHILE

Completamos durante a manhã a nossa visita a Punta Arenas e ao Estreito de Magalhães. Ao início da tarde, seguimos para Santiago do Chile, preparando a nossa travessia do Pacífico. O oceano mais extenso do planeta foi pela primeira vez atravessado pela expedição de Magalhães e foi o português a designá-lo assim por não se ter deparado com nenhuma tempestade. Jantar. Alojamento no Hotel Pullman Vitacura ou similar.

Santiago do Chile

10º DIA • SANTIAGO DO CHILE (AVIÃO) …

Passamos o dia a conhecer a capital do Chile na sua extraordinária posição geográfica, aninhada entre as montanhas mais altas dos Andes. Entre outros destaques, visitaremos o Palácio da Moeda e o miradouro Costanera. Almoço entre visitas. Jantar. Durante a noite apanhamos o voo que atravessa o Pacifico e ao longo do qual iremos cruzar a linha Internacional da Data, perdendo assim um dia do calendário. Noite a bordo.

11º e 12º DIA • … – AUCKLAND

Chegamos a Auckland um dia depois ao dia em que embarcámos, mas na realidade o voo “só” demorou algumas horas desse mesmo dia: mudámos não apenas o fuso horário mas também a própria data. Descanso no hotel e manhã livre no centro da capital. Almoço. Visitamos durante a tarde Auckland, uma das cidades com melhor qualidade de vida do planeta, caracterizada por esplanadas, parques, marinas, braços de mar, velas na distância e penínsulas no horizonte. Jantar. Alojamento no Hotel Sky City ou similar.

Auckland

13º DIA • AUCKLAND – ROTORUA – AUCKLAND

Passamos o dia a conhecer a paisagem geotermal de Rotorua, mundialmente famosa pelas furnas, pelos geysers e pelas grutas de Waitomo com o fenómeno dos pirilampos que as iluminam num espetáculo natural de dimensões mágicas. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.

14º DIA • AUCKLAND (AVIÃO) – FIJI

As ilhas Fiji são um dos últimos paraísos incontaminados do planeta. As suas paisagens parecem ter sido criadas para os ecrãs de abertura dos computadores do resto do mundo. Aproveitamos esta escala para retemperar forças e descansar. Almoço e jantar incluídos. Alojamento no The Pearl Resort & Spa ou similar.

15º DIA • FIJI

Passamos o dia a explorar a ilha principal do arquipélago, Viti Levu, com as maravilhosas barreiras de corais da Coral Coast, as panorâmicas colinas de Nausori, as praias de areia branca e a vivacidade dos mercados cosmopolitas e das ruas do centro da capital, Suva, cuja arquitectura colonial pertence à Lista do Património da humanidade da Unesco. Almoço entre visitas. Sunset cruise com jantar. Alojamento no Hotel Tanoa International ou similar.

Fiji

16º DIA • FIJI (AVIÃO) – SIDNEY

Manhã livre. Em hora a combinar, seguimos para o aeroporto. Continuamos a nossa travessia do Pacífico, que Magalhães demorou quatro meses a navegar, seguindo uma rota fruto da sua intuição mas que se revelou ser a mais correta para a travessia do enorme oceano. Teremos uma escala de excelência na cidade de Sidney, uma das mais bonitas cidades do mundo. Jantar. Alojamento no Hotel Radisson Blu Plaza ou similar.

Sidney

17º DIA • SIDNEY

Visitamos os principais pontos de interesse turístico de Sidney. Passeio por The Rocks, o bairro mais antigo de Sidney, famoso pelos edifícios do séc. XIX, Circular Quay e Darling Harbour. Saímos para South Head, Praia Bondi, Kings Cross, diferentes baías que compõem a grande baía de Sidney Almoço. Visitamos também a famosa Ópera House, património Unesco, o monumento mais fotografado da Austrália, palco das principais apresentações clássicas, óperas e ballet do país. Jantar num cruzeiro, com início no Cais Circular. Alojamento.

Praia Bondi

18º DIA • SIDNEY (AVIÃO) – MANILA

Voamos para as Filipinas, em direcção ao último suspiro de Magalhães. Perto de Cebu, na ilha de Mactan, um confronto com a tribo de Lapu-Lapu poria fim à viagem terrena do navegador português. Jantar. Alojamento no Hotel Manila ou similar.

Manila

19º DIA • MANILA (AVIÃO) – CEBU

Visitamos os principais pontos de interesse da capital das Filipinas. Visita panorâmica ao bairro financeiro – Makati, e a Intramuros, a grande muralha que rodeia a cidade e que a tudo resistiu, fazendo durar a memória dos “Conquistadores”. Ali encontramos também o Parque Rizal, herói da independência do país com um interessante museu que nos permite conhecer em profundidade a sua história e o seu génio. Na mesma zona conhecemos o Forte de Santiago, a Catedral de Manila e a igreja de Santo Agostinho, Património Unesco. Almoço. Ao final do dia seguimos para Cebu, a segunda cidade das Filipinas. Alojamento no Hotel Dusit Thani Mactan ou similar.

Cebu

20º DIA • CEBU

Cebu é a segunda cidade das Filipinas e guarda uma relíquia trazida por Magalhães para o rei local, Humabon. Visitamos a ilha de Mactan, lugar da morte do navegador. Dada a importância de Magalhães na História e na formação da identidade nacional das Filipinas, Mactan é um dos lugares mais celebrados do país. Reconstruimos os eventos que levaram à morte de Magalhães: “uma praia pequena, em forma de baía, banhada por um lençol de água rodeado de mangues: o lugar ideal para uma emboscada”Almoço entre visitas. Excursão de barco à zona coralina com possibilidade de efectuar snorkkeling e tomar banho. Jantar. Alojamento.

21º DIA • CEBU (AVIÃO) – SINGAPURA

Visitamos o centro histórico de Cebu e a Basílica Menor do Santo Menino. Almoço. Ao final da tarde, voamos para Singapura. Alojamento no Hotel Parkroyal on Beach Road ou similar.

Singapura

22º DIA • SINGAPURA

Singapura é um dos cruzamentos do comércio mundial e uma das cidades mais dinâmicas do mundo. Passamos o dia a visitar os principais pontos turísticos: Jardim Botânico de Singapura, o único jardim na Ásia a receber a inscrição na lista do Património Mundial da Unesco; o Bairro árabe com a Mesquita Sultan, o mítico Hotel Raffles para almoço, o bairro da Little India e outros. Jantar. Alojamento.

23º DIA • SINGAPURA (AVIÃO) – BOMBAIM

Voamos para Bombaim, a capital financeira da Índia e uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. Tour panorâmico pela cidade. Jantar. Alojamento no Hotel The Lalit ou similar.

Bombaim

24º DIA • BOMBAIM (AVIÃO) – GOA

Passamos a melhor parte do dia a visitar Bombaim. Visita à Porta da Índia, construída para receber o Rei Jorge e a Rainha Maria na sua visita à Índia, em 1911. Passeio pela área do Forte que, apesar de não contar com nenhum forte, apresenta uma variedade estonteante de edifícios históricos, construídos em diversos estilos. Damos especial atenção à arquitectura neo-gótica Victoriana da cidade, Património Unesco. Continuação pela Avenida Marginal até ao memorial a Gandhi Mani Bhawane e visita ao Dhobi Ghats, uma enorme lavandaria a céu aberto. Visita à Torre do Silêncio e aos Jardins Suspensos. Almoço. Ao fim da tarde voamos para Goa. Jantar. Alojamento no Hotel Vivanta by Taj Panjim ou similar.

Goa

25º DIA • GOA

Em 1510 Magalhães destaca-se pela sua bravura na conquista de Goa, que passa a ser a mais importante cidade portuguesa no Oriente, e assim seguirá sendo nos próximos 450 anos. Seguimos o nosso périplo e passamos o dia a explorar os mais imponentes vestígios da presença portuguesa, dando destaque às ruínas da Goa Antiga, Património Unesco. Almoço entre visitas. Jantar. Alojamento.

26º DIA • GOA (AVIÃO) – BOMBAIM

Continuamos a explorar o território da antiga capital do Estado Português da Índia. Destaque para o Forte Aguada, estrategicamente localizado no estuário do rio Mandovi. Foi construído entre 1609 e 1612 pelos Portugueses para se protegerem dos saqueadores holandeses. Almoço. Ao fim do dia embarcamos em voo de linha para Bombaim. Alojamento no Hotel The Lalit ou similar.

Forte Aguada

27º DIA • BOMBAIM (AVIÃO) – NAIROBI – AMBOSELI NATIONAL PARK

De madrugada prosseguimos para Nairobi. Atravessamos o Índico e dirigimo-nos à costa oriental de África. Após a chegada a Nairobi, seguimos para o parque Amboseli que, com a abundante fauna africana e o icónico monte Kilimanjaro na distância, será cenicamente um dos pontos altos da nossa viagem. Almoço. Ao por do sol, game drive. Jantar. Alojamento no Amboseli Serena Lodge ou similar.

Amboseli National Park

28º DIA • AMBOSELI NATIONAL PARK – NAIROBI

Continuamos a exploração do parque Amboseli, com um game drive de madrugada para presenciar o momento em que os animais estão mais ativos. Avistamentos regulares de elefantes, leões, hienas, girafas, etc… Almoço. Regressamos a Nairobi ao final do dia. Jantar. Alojamento no Hotel The Boma ou similar.

29º DIA • NAIROBI (AVIÃO) – MOMBAÇA (DIANI)

De manhã voamos para Mombaça, cidade nas margens do Índico que Magalhães, ao comando de Francisco de Almeida, conquistou em 1505. Aqui, “Magalhães estreou-se na arte da conquista e do saque”. Almoço. Visitamos o centro histórico de Mombaça, com especial atenção ao bairro Stone Town, uma jóia da arquitectura colonial. O célebre Fort Jesus, construído pelos Portugueses, e que é a estrutura militar europeia mais antiga de África, faz parte da lista do Património da Humanidade da Unesco. Partida para Diani. Jantar. Alojamento no Baobab Beach Resort ou similar.

Mombaça

30º DIA • MOMBAÇA (DIANI)

Dia livre, em regime de Tudo Incluído, no nosso resort, debruçado sobre o Índico na praia de Diani, nos arredores de Mombaça. Alojamento.

Praia de Diani

31º DIA • MOMBAÇA (DIANI) (AVIÃO) NAIROBI (AVIÃO) …

De manhã voamos para Nairobi. Almoço. Terminamos o nosso périplo com uma visita a Nairobi, antes de seguirmos para o aeroporto para embarque em voo com destino a Portugal, via Frankfurt. Noite a bordo.

32º DIA • … – LISBOA OU PORTO

Chegada a Portugal. Fim da viagem.

Consulte o PDF da edição anterior