Duração: 18 dias / 16 noites de alojamento

VIAGEM EM GRUPO | Viagem de Autor com Gonçalo Cadilhe

Viagens com Gonçalo Cadilhe | Pinto Lopes Viagens

Gonçalo Cadilhe

“Quem conheceu as estradas do México não terá paz a viajar em nenhum outro país”.

“Quem conheceu as estradas do México não terá paz a viajar em nenhum outro país”. Não foi bem assim que Malcolm Lowry, no clássico “Debaixo do Vulcão”, descreveu o México, mas a frase, da minha autoria a partir de uma frase muito parecida de Lowry, evoca para mim um dogma pessoal: que o México é um dos meus lugares preferidos e certamente aquele onde me torno mais sentimental. Talvez porque foi aqui que iniciei a minha carreira de escritor viajante, em 1991. Tantos anos e tantos países depois, continuo a achar que o México é um dos países mais interessantes, multifacetados e surpreendentes do mundo.

 

Esta viagem foge aos itinerários mais batidos da nação mexicana e procura tocar realidades que, embora celebrizadas pelo imaginário das viagens e reconhecidas pela Unesco, não costumam estar sob os refletores dos tour operators. Assim, começaremos por visitar as colossais estruturas da cidade pré-colombiana de Teotihuacan (património Unesco), entre as quais a pirâmide do Sol, uma das maiores pirâmides do mundo. Seguimos para Guanajuato e Zacatecas (ambas património Unesco), cidades coloniais, barrocas, verdadeiras joias do planalto central mexicano. A nossa viagem prossegue pela Baja Califórnia, mítica península que iremos explorar durante alguns dias, através das paisagens inconfundíveis de catos, cidades coloniais sonolentas e praias de águas cristalinas, com destaque para o espetacular encontro com as baleias na laguna de San Ignazio. A partir de La Paz, que Steinbeck bem descreveu no romance “A Pérola”, embarcamos no ferry para a travessia do Mar de Cortez, outro momento alto desta viagem. Espera-nos à chegada a linha ferroviária “Chepe”, que liga o Pacífico ao planalto mexicano. Esta linha é uma das obras de engenharia ferroviária mais notáveis do mundo, atravessando a Sierra Madre Ocidental e atravessando o desfiladeiro de Barranca del Cobre, fenómeno geológico extraordinário que visitaremos com calma, antes de alcançarmos Chihuahua e o deserto homónimo, onde terminamos o nosso périplo. Um épico sem paralelo no panorama mundial dos itinerários de viagem.

O AUTOR DESTACA:
• As pitorescas cidades coloniais de Guanajuato e Zacatecas (Património Unesco);
• Itinerário no sul da Baja California: do Cabo San Lucas a San Ignazio: paisagens únicas ao longo da península, whale watching no santuário marítimo de El Vizcaino (património Unesco), museu de san Ignazio das pinturas rupestres da serra de San Francisco (Património Unesco), cidade de La Paz;
• Travessia do Mar de Cortez em ferry;
• Viagem no comboio “Chihuahua” do Pacífico ao planalto central mexicano;
• A visita do desfiladeiro Barranca del Cobre, o mais extenso do mundo.

PROGRAMA

  • ( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)

    1º DIA • PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – MÉXICO

    Voamos a partir de Lisboa ou Porto para a Cidade do México, via Madrid. Chegada e transfer ao hotel. Alojamento no Hotel Casablanca Mexico City ou similar.

    2º DIA • MÉXICO

    Visita à Cidade do México, antiga capital do império azteca e uma das cidades mais fascinantes do mundo. Entre outras etapas, conheceremos a Praça Central, o Zócalo que, com a imponente Catedral. é a segunda maior praça do mundo; e o bairro boémio de Coyoacan, onde viveram entre outros, Frida Khalo e Trotsky. Alojamento.

    3º DIA • MÉXICO – TEOTIHUACAN – GUANAJUATO

    Deixamos a capital do México e seguimos para as imensas pirâmides de Teotihuacan, um dos lugares arqueológicos mais fascinantes do mundo. A cidade foi edificada no início da era cristã e terá atingido o seu apogeu por volta do século V d.C. Prosseguimos para Guanajuato, uma das cidades coloniais mais bonitas da América. Alojamento no Hotel Mision Guanajuato ou similar.

    4º DIA • GUANAJUATO – ZACATECAS

    Durante a manhã, visitamos Guanajuato, património Unesco e uma das capitais culturais da língua espanhola. Visitamos o centro histórico, com a célebre universidade, várias igrejas, ruas muito bem preservadas e visitamos também a evocativa mina de prata “la Valenciana”, que foi durante séculos uma das mais importantes do império Espanhol, hoje atração turística. Continuamos para Zacatecas. Alojamento no Hotel Emporio Zacatecas ou similar.

    5º DIA • ZACATECAS – MONTEREY

    Zacatecas é outra importante cidade colonial, também ela património Unesco. Zacatecas enriqueceu durante a exploração da sua mina de prata pelo império espanhol, tendo depois tido um papel político fundamental durante a luta da independência. Para além da fascinante estrutura colonial do centro histórico, podemos também admirar um dos maiores exemplos de estilo “plateresco” na fachada da sua catedral. Seguimos para Monterey, uma das cidades mais modernas e ricas do México. Alojamento no Hotel Best Western Centro Monterrey ou similar.

    6º DIA • MONTEREY (AVIÃO) – LOS CABOS – LA PAZ

    Voamos para San Jose de Los Cabos, principal localidade da região sul de Baja California. Visitamos o ponto extremo da península, conhecido como Los Cabos, dando especial atenção às estupendas paisagens de dunas, catos e fantasiosas formações rochosas ao longo da costa e que explicam o boom turístico nas últimas décadas da cidade de Cabo San Lucas.  Teremos um tour de barco para conhecer o célebre farilhão Los Arcos, o símbolo da região. Prosseguimos para norte com uma etapa em Todos Santos, uma vila que soube atrair pelo seu charme uma comunidade trendy e boémia de vários países. Final de tarde e aperitivo com vista para o pôr-do-sol no malecon, a marginal de La Paz. Dormimos em La Paz no Hotel Catedral La Paz ou similar.

    7º DIA • LA PAZ – ISLA ESPIRITU SANTO – LA PAZ

    Durante a melhor parte do dia exploramos o ambiente intacto da ilha Espiritu Santo, património Unesco, um dos encontros de terra e mar mais extraordinários do planeta. Possibilidade de fazer snorkelling nos corais e visita de uma colónia de lobos marinhos. Alojamento em La Paz

    8º DIA • LA PAZ – LORETO

    Prosseguimos para norte através da mítica estrada Carretera Federal 1 que, com 1.700 kms, atravessa toda a península da Baja California e liga Cabo San Lucas a Tijuana, já na fronteira com os Estados Unidos. Ao longo da nossa etapa atravessamos as panorâmicas gargantas da serra La Giganta. Loreto foi a primeira capital de Baja e ainda hoje apresenta um centro histórico caraterístico. Aqui se encontra a mais antiga missão católica da península, fundada em 1697, e que visitamos com o respetivo museu. Alojamento no Hotel Santa Fe Loreto ou similar.

    9º DIA • LORETO – DESERTO VIZCAÍNO – SAN IGNACIO

    Passamos a manhã a viajar para norte, acompanhando o Mar de Cortez e atravessando as paisagens lunares do deserto Vizcaíno com os caraterísticos catos colossais. Visitamos um grupo de misteriosas pinturas rupestres, numa paisagem a 1.200 metros de uma beleza extraordinária, executadas ao longo de milhares de anos pela tribo Cochimi (as pinturas mais antigas remontam a 7.000 anos). Alojamento no Hotel Malarrimo Guerrero Negro ou similar.

    10º DIA • SAN IGNACIO (WHALE WATCHING) – SAN ROSALIA

    No santuário marítimo da Laguna de San Ignazio, já em pleno Oceano Pacífico, marcam encontro todos os invernos, entre Janeiro e Março, centenas de baleias cinzentas para dar à luz neste ambiente, Património Unesco e Reserva da Biosfera, e ensinar os filhotes a viver no mar. Os cetáceos não se intimidam com a presença dos seres humanos e a proximidade da sua presença durante o tour de barco no meio das baleias será um dos pontos altos da nossa viagem. Regressamos ao Mar de Cortez passando por outras paisagens estupendas, como o grupo volcânico Las Tres Vírgenes. Alojamento no Hotel El Morro Santa Rosalia ou similar.

    11º DIA • SAN ROSALIA – BAHIA CONCEPCION – LORETO

    Fazemos etapa em Santa Rosalia para visitarmos a célebre igreja de metal da autoria de Gustave Eiffel; e em Mulegé visitamos a antiga missão jesuíta. Possibilidade de banho no mar cristalino da Bahia Concepcion. Regressamos ao centro histórico de Loreto, que já conhecemos. Alojamento no Hotel Santa Fe Loreto ou similar.

    12º DIA • LORETO ─ LA PAZ

    A cidadezinha de La Paz encontra-se numa posição encantadora sobre o mar de Cortez. Foi aqui que John Steinbeck ambientou o seu romance “A Pérola”. Tarde livre para explorar a cidade. Alojamento no Hotel Catedral La Paz ou similar.

    13º DIA • LA PAZ ─ TRAVESSIA DO MAR DE CORTEZ ─ LOS MOCHIS

    O Mar de Cortez, também conhecido como Golfo da Califórnia, ocupa um lugar especial no imaginário dos biólogos e dos viajantes: os primeiros pela riqueza do ecossistema a que Costeau chamou “o aquário do mundo; os segundos pelo sugestivo encontro do deserto opaco e monocromático com o mar transparente e luminoso. Iremos atravessá-lo num dos ferries que regularmente fazem a ligação entre a península de Baja e o México continental. Alojamento no Hotel Santa Anita Los Mochis ou similar.

    14º DIA • LOS MOCHIS ─ COMBOIO CHIHUAHUA ─ DIVISADERO

    Abordamos em Los Mochis o mítico comboio “Chepe”, ou CHP, acrónimo de “Chihuahua al Pacifico”. Considerado um dos percursos ferroviários mais panorâmicos do mundo na secção que iremos percorrer, tem início ao nível do mar mas alcançará uma altitude de 2.400 metros ao longo do percurso, atravessando o desfiladeiro da Barranca de Cobre e a Serra Madre Ocidental através de 37 pontes e 86 túneis. Terminamos a nossa aventura ferroviária na estação de Divisadero, cidadezinha debruçada de forma espetacular sobre o desfiladeiro da Barranca de Cobre. Alojamento em Divisadero.

    15º DIA • DIVISADERO – BARRANCA DEL COBRE ─ CREEL

    O desfiladeiro da Barranca del Cobre, em inglês Copper Canyon, é um dos pontos altos da nossa viagem. Exploramos este conjunto de seis desfiladeiros, em muitos aspetos superior ao Grand Canyon do Colorado, através de algumas caminhadas breves, alcançando pontos panorâmicos com vistas únicas, e tomando contacto com os nativos da região, os índios Tamahuara, cuja cultura primordial foi estudada pelo intelectual francês Antonin Artaud. A meio da tarde seguimos em autocarro por uma estrada com vistas extraordinárias até Creel, a 2.400 metros de altitude e numa posição privilegiada dominando a Barranca del Cobre. Final de tarde livre para explorar a pequena cidade. Alojamento no Lodge Creel ou similar.

    16º DIA • CREEL ─ CHIHUAHUA

    Continuamos de manhã a visitar a região de Creel, com destaque para o Lago de Arareco, o vale dos cogumelos e as grutas Tarahumaras. Prosseguimos para Chihuahua através dos territórios agrícolas da seita Menonita, uma das congregações religiosas mais bizarras do universo cristão. Alojamento no Hotel Quality Inn Chihuahua ou similar.

    17º DIA • CHIHUAHUA (AVIÃO) – MÉXICO (AVIÃO) …

    Durante a manhã visitamos o centro de Chihuahua, incluindo a catedral e a casa museu de Pancho Villa. Despedimo-nos do México e, após o almoço, em hora a combinar seguimos para o aeroporto onde tomamos o voo doméstico para a capital mexicana e a ligação para Madrid. Noite a bordo.

    18º DIA • … PORTO OU LISBOA

    Chegada a Portugal. Fim da viagem.

    Fotografias gentilmente cedidas pelo autor Gonçalo Cadilhe.

  • • Gonçalo Cadilhe rejeita a grafia do NAO.
    • O cumprimento deste programa está sujeito a eventuais regras e condicionamentos por causa da pandemia Covid 19.
    • Respeitaremos as regras em vigor e impostas por cada país ou região a visitar.
    • A obrigatoriedade de apresentação de um teste PCR ou outro, negativo à Covid 19, não poderá ser considerado motivo de cancelamento sem custos por parte dos participantes.

    • Preço da viagem sujeito a flutuações cambiais.
    • Programa elaborado a 8 de setembro de 2023

  • Obrigatório Passaporte com validade mínima de 6 meses após a data de regresso, cuja fotocópia deve enviar previamente para a agência.