Cruzeiros: Informações e recomendações úteis.

1. Reservar com antecedência

Reserve a sua viagem com a máxima antecedência possível.
Os cruzeiros são um produto que esgota rapidamente, logo a antecedência é importante para garantir o seu lugar dentro das melhores condições possíveis.

2. Camarotes

A atribuição da localização do camarote, por se tratar de uma viagem em grupo, só é divulgada pela companhia de cruzeiros com alguns dias de antecedência em relação à data de partida. De notar que, nos camarotes triplos e quádruplos, a terceira e quarta cama será um beliche ou sofá-cama.

3. Restauração

Existem vários restaurantes a bordo. Incluídos no preço estão os buffet, geralmente situados nos últimos decks dos navios, e o restaurante à la carte. Outras opções de restaurantes, a pagamento, são os de diversas especialidades gastronómicas. Existem sempre dois turnos para o jantar no restaurante à la carte, optando a Pinto Lopes Viagens por aquele que melhor se adapta ao programa.

4. Pacotes de bebidas e internet

Os mesmos poderão ser adquiridos antecipadamente ou a bordo, mediante várias opções à escolha.

5. Vestuário

Atualmente a maioria dos cruzeiros tem uma filosofia informal, estando formatados e preparados para um código de vestuário casual. No entanto, para as noites de gala (há uma em cruzeiros de 6 noites e duas em cruzeiros de 7 noites ou mais), recomenda-se uma indumentária mais cuidada e formal. Para os homens recomendamos smoking, fato completo ou calças escuras com blazer escuro. Para as senhoras, roupa mais sofisticada ou vestidos elegantes, longos ou curtos. Também sugerimos trazer casacos e xaile/echarpe, devido à mudança de temperatura entre os ambientes com ar condicionado e as áreas exteriores dos decks. As companhias organizam várias festas temáticas a bordo durante o dia e à noite. Pode, por exemplo, querer trazer as suas roupas brancas para a White Party.
Ao jantar, no restaurante a la carte, não é permitida a entrada em calções. Recordamos que t-shirts, tops curtos, bonés e camisolas não são permitidos na sala de jantar principal ou nos restaurantes de especialidade. Calções de banho e chinelos também não são permitidos à noite. Nas excursões recomenda-se calçado confortável e, em visitas a locais religiosos, será necessário cobrir os joelhos e os ombros e não se poderá usar tops decotados.

6. Cartões de crédito

A bordo não se efetuam pagamentos por serviço, mas através da abertura de uma conta. Cada cliente deve efetuar o registo do seu cartão de crédito no início do cruzeiro, simplificando o acerto de contas finais (bastará confirmar a fatura de gastos que será apresentada no seu camarote). Poderá optar por outros métodos de pagamento, tais como dinheiro ou, em algumas companhias, cartão de débito.

7. Documentação necessária

Necessário passaporte para todas as viagens de cruzeiro com validade de, pelo menos, 6 meses após o regresso da viagem, cuja cópia deverá ser facultada à agência no momento da reserva.

8. Condições especiais dos passageiros que têm de ser comunicadas à companhia

Passageiros com mobilidade reduzida ou com algum tipo de situação física ou psíquica que possa afetar a sua aptidão para viajar deverão comunicá-la previamente à agência, para que seja transmitida à companhia de navegação e submetida à sua aceitação. Se necessitar de transportar consigo algum equipamento médico, este também se encontra sujeito à aprovação da companhia.
Ao efetuar a reserva, o cliente garante que está em plenas condições de saúde para viajar e que a sua saúde não prejudicará a segurança e o conforto dos demais passageiros a bordo.

9. Horários de chegada e partida de cada porto

Em cada porto de escala, cada passageiro é responsável pela sua comparência à hora estipulada para embarque, pois qualquer atraso pode significar a “perda” do navio.

10. Diário de bordo

Todos os dias são anunciadas as atividades para o dia seguinte através de um diário de bordo que é colocado nos camarotes. Os passageiros devem consultar o mesmo para saberem de que atividades lúdicas podem usufruir, quais as previsões meteorológicas, as horas a que o navio chega e parte do porto seguinte, os horários de funcionamento dos diversos restaurantes e outros serviços a bordo, etc.

11. Itens proibidos a bordo

Está interdito o transporte de qualquer objeto considerado perigoso ou ilegal, ferros de engomar, velas, drogas, líquidos inflamáveis, explosivos, entre outros.

11. Objetos de valor

Por motivos de segurança, aconselhamos a que guarde os seus objetos de valor no cofre do camarote ou do navio. As companhias de cruzeiros não se responsabilizam por dinheiro, documentos, joias ou outros objetos de valor que não sejam guardados no cofre.

COMPANHIAS PARCEIRAS

A Pinto Lopes Viagens não se cinge a uma companhia de cruzeiros, analisando o mercado e selecionando companhias diversificadas, com os melhores produtos para o nosso tipo de cliente.

1. Costa e MSC

Companhias puramente latinas, proporcionam muita atividade e diversão, bem como o convívio entre os passageiros. Os seus navios são uma espécie de “resort ambulante”.

2. Royal Caribbean e Celebrity Cruises

São companhias idênticas entre si, pertencentes a um segmento médio-alto, com características eminentemente americanas.

3. Azamara

Navios pequenos, de capacidade reduzida, onde poderá sentir todo o luxo a bordo. O ambiente é mais calmo e a qualidade inegável. Existe um funcionário disponível para cada 2/3 passageiros.

4. Norwegian Cruises

É a companhia mais “freestyle”. Aqui, as regras não são tão rígidas – por exemplo, o passageiro pode ir jantar às horas que quiser, não existindo turnos. Também não existem as chamadas “noites de gala”. No entanto, tudo se processa de forma muito organizada.