A vanguardista Ópera de Oslo

O skyline da capital norueguesa Oslo já não ficaria completo sem um dos seus edifícios mais icónicos e vanguardistas: a Ópera de 2003, levada a cabo pelo estúdio de arquitetura Snøhetta. Com uma fachada inteiramente coberta de mármore e vidro, o edifício parece emergir das águas do mar do Norte, qual cenário idílico de harmonia e tranquilidade. Se tiver oportunidade de o visitar, não deixe de subir ao telhado, um ponto de encontro de apreciadores de música com vistas absolutamente únicas.

Em 2003, após muitíssimos anos de luta, a Ópera Nacional da Noruega (Den Norske Opera) teve finalmente direito ao seu próprio espaço. E este não era um espaço qualquer. O formato angular do novo edifício, que aparenta flutuar nas águas do Fiorde de Oslo, tornou-se a sua imagem de marca e catapultou-o em pouco tempo para a fama mundial. Em diversos aspetos, a moderna Ópera de Oslo é inspirada em óperas um pouco de toda a Europa, mas possui uma característica que faz dela única: um telhado transformado num ponto de encontro de apreciadores de música e de arte em geral.

Desde a sua fundação em 1957 que a Ópera Nacional da Noruega, liderada primeiramente pela conhecida cantora de ópera Kirsten Flagstad, se via obrigada a encaminhar os ensaios das várias companhias de ópera e de ballet para o Folketeateret de Oslo. Esta situação só se alterou no ano 2000, quando o Parlamento aprovou a construção de um edifício dedicado a estas formas de arte, enquanto primeira parte de um projeto de reabilitação da velha área portuária de Bjørvika. Os trabalhos tiveram início em 2003 e ficaram concluídos no início de 2008.

A empresa de arquitetos por detrás do empreendimento, Snøhetta, quis criar um edifício ímpar no seu género. Para tal, situou-o junto ao Fiorde de Oslo, de forma a estabelecer uma relação harmoniosa entre a beleza natural deste e a paisagem citadina. E, a par disso, revolucionou o conceito da ópera como um espaço público em que as pessoas se reúnem para discutir gostos e arte, permitindo o acesso ao telhado e outorgando-lhe essa função. A Ópera de Oslo prima, de facto, pela originalidade da sua arquitetura, que, graças às enormes paredes e janelas envidraçadas, permite ao visitante ver até o que está a acontecer em diversas salas que, de outra forma, lhe estariam vedadas.

Neste edifício existem três salões principais destinados a atuações, sendo o mais emblemático o que foi projetado em forma de ferradura, à semelhança de auditórios nas óperas de Helsínquia, de Gotemburgo e de Glyndebourne, no sul de Inglaterra. Mas as suas salas são mais de mil, entre elas escritórios, oficinas e salas de audição e de ensaio. E, por esse motivo, é lícito afirmar que o processo criativo ou artístico pode, por fim, ser levado a cabo do início ao fim naquela ópera, sem serem necessários quaisquer intermediários.

(Clique para aumentar)

Sabia que…
… as 35 mil lajes de mármore branco que cobrem a Ópera de Oslo foram trazidas diretamente da região italiana de Carrara?
… o interior do edifício foi revestido a carvalho para favorecer a acústica?

Créditos de imagem: Shutterstock Inc.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE...

Mosteiro de Rila, Bulgária: firme defensor da identidade nacional

Mosteiro de Rila, Bulgária: desde sempre firme defensor da identidade nacional

A nova (e soberba) Catedral das Forças Armadas nos arredores da capital russa

Turquemenistão: um mundo à parte, com estátuas megalómanas… de cães!

Ponte Vecchio, Florença: a origem de todas as bancarrotas