As Fallas de Valência – Fogo, Tradição e Alegria.

Origem

Embora existam diferentes teorias sobre a origem destas festividades, terá sido no início do século XVIII que ganharam forma. Pouco antes do início da Primavera, os carpinteiros queimavam à noite, em frente de cada oficina, um engenho de madeira que utilizavam para iluminação. Para alimentar as fogueiras, os artesão utilizavam, também, pedaços de madeira que se iam acumulando ao longo do ano, juntamente com peças que já não utilizavam. Tratava-se de um ritual purificador e de renovação, que marcava o final do Inverno.

As Fallas foram evoluindo ao longo dos anos e deixaram de ser meras fogueiras, passando a incorporar elementos para que se assemelhassem a figuras humanas, como roupas e chapéus – estas estruturas viriam a chamar-se ninots. As figuras começaram a servir como elementos de crítica social, sempre de forma bem-humorada e sarcástica.

Ao longo dos tempos estas festividades foram ganhando cada vez maior destaque e dimensão, sendo que a parte estética começou progressivamente a ganhar maior relevância e a envolver cada vez mais a população. Os ninots foram crescendo em dimensão e detalhe, sendo que, nos dias que correm, alguns chegam a atingir cerca de 20 a 30 metros.

Aos poucos foram sendo introduzidos outros elementos festivos como fogo de artifício e música, que abrilhantam ainda mais as celebrações que se fazem sentir um pouco por toda a região de Valência, e que se tornaram parte integrante e indissociável da cultura local.

Sabia que?

  • As Fallas são preparadas ao longo de todo o ano, maioritariamente nas oficinas da Cidade do Artista Fallero, em Benicalap.
  • A Junta Central Fallera é responsável pela organização da festa e pela atribuição dos prémios para as melhores Fallas.
  • O melhor ninot de cada Falla é exibido ao público em La Lonja. A escolha popular determina qual o melhor ninot, que será poupado das chamas e ficará em exposição no museu fallero, juntamente com os escolhidos dos anos anteriores.
  • Todos os anos as Fallas mobilizam cerca de 100 mil valencianos, entre homens, mulheres e crianças.

Faça parte da festa

As ruas de Valência enchem-se de alegria e entusiasmo para as vibrantes celebrações das Fallas. Estas festas são a expressão máxima de arte, tradição, sátira e emotividade desta região. O povo valenciano vive a sua festa ao máximo e recebe todos os visitantes de forma calorosa. Venha experienciar uma festa de renovação, onde se dá as boas-vindas a uma nova temporada.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE...

Os Mercados de Natal germânicos, uma tradição com história