As Maravilhas de Angkor VI – Terraço dos Elefantes

Tal como uma flecha atravessada no coração de Angkor Thom, o Terraço dos Elefantes estende-se ao longo de mais de 300 metros e as suas paredes chegam a atingir os quatro metros de altura. Desta imensa plataforma, que servia como um balcão adjacente ao palácio real, Jayavarman VII costumava assistir à chegada do seu exército, a jogos e a muitas outras cerimónias sentado numa possante flor de lótus. No chão, ainda se reconhecem os buracos nos quais se fixava a tenda que protegia o rei do sol.

O Terraço dos Elefantes começou a ser construído por Jayavarman VII, em finais do século XII, mas só foi finalizado pelo seu sucessor. No estilo Bayon, este monumento está repleto (tal como o próprio nome indica) de elefantes, esculpidos na pedra com um realismo assustador. De uma, duas ou três cabeças, guiados por príncipes ou por criados, rodeados de nagas, garudas, cavalos, leões, guerreiros e dançarinas, estes elefantes são o que torna o terraço uma das atracções mais procuradas da região de Angkor.

A parte superior do terraço está acessível através de cinco escadarias, duas nas extremidades e três no centro, todas guardadas por elefantes de múltiplas cabeças e leões sentados e atentos a qualquer movimento. A escadaria mais central é também a mais impressionante, talvez devido às fileiras de temíveis nagas que a cobrem. Dela era possível entrar no Phimeanakas ou Palácio Celestial e ter a melhor das vistas sobre a totalidade do complexo.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE...

As sete lagoas da ilha das Flores, Açores

5 razões para visitar os Açores

Geiranger, Noruega: fiorde ou conto de fadas

Geiranger, Noruega: fiorde ou conto de fadas

Briksdal, Noruega: uma maravilha da Natureza

Briksdal, Noruega: um “must-have” para os colecionadores de maravilhas naturais da Europa