Viagens em Grupo, Culturais e de Autor | Agência de Viagens Pinto Lopes - Lisboa e Porto, Portugal
Data: 13 Mai 2023 - 18 Mai 2023
Duração: 6 dias / 5 noites de alojamento
Preço por pessoa, desde: 1.870 €
RESERVE JÁ

VIAGEM EM GRUPO | Viagem de Autor com Gonçalo Cadilhe

Viagens com Gonçalo Cadilhe | Pinto Lopes Viagens | Viagens de Autor

Gonçalo Cadilhe

Com alguns dos panoramas mais bonitos e emocionantes de Itália e de todo o Mediterrâneo, o pedaço de costa entre as 5 Terre e Portofino merece bem a lentidão dos passos e a contemplação pausada da riqueza da paisagem.

As várias localidades encaixadas entre a montanha e o mar, entre os Apeninos e o Tirreno, podem naturalmente ser visitadas de comboio, de barco, ou mesmo, embora com bastantes constrangimentos, de automóvel, mas a melhor e mais poética abordagem a estas joias do Mediterrâneo consiste em recuperar os antigos trilhos rurais que durante séculos foram usados pelos habitantes para se deslocarem entre as aldeias ou em peregrinação a mosteiros recônditos.

Para amantes de trekking esta é de facto uma das regiões mais gratificantes do mundo. Vistas extraordinárias das montanhas a pique sobre o mar, fantásticas caminhadas em plena imersão na Natureza incontaminada, aldeias medievais perfeitamente conservadas, gastronomia tradicional e vinhos regionais ao jantar.

ESTAREI PREPARADO PARA ESTA VIAGEM?

É essencial, para participar nesta viagem, estar habituado a fazer caminhadas. Na descrição detalhada (no dia-a-dia do programa), poderá ter uma noção bem explicada do tipo de condições de caminhada desta viagem. No entanto, esta viagem foi pensada de maneira a permitir que cada participante, em cada dia, possa optar por uma alternativa de caminhada mais light (GRUPO A) ou mais exigente (GRUPO B) de forma a sentir-se confortável e em sintonia com a sua boa forma física.

A viagem tem, portanto, dois níveis de dificuldade. O primeiro nível, mais acessível, reúne todos os participantes no mesmo grupo. Decorre durante a manhã, e termina com um almoço light incluído no preço da viagem. Durante a tarde propomos duas alternativas: na alternativa A (GRUPO A) seguimos um percurso mais relaxado, utilizando transporte público para cobrir parte da distância. Este grupo A mantêm-se com o Gonçalo Cadilhe.

O segundo grupo (GRUPO B) será composto pelos participantes que quiserem continuar o desafio da caminhada e se sentirem mais preparados. Este grupo B continua com o guia local de trekking. Os dois grupos reencontram-se a meio da tarde para concluir o dia com uma visita cultural e regresso ao hotel.

  Refeições: 3 almoços “light” e 5 jantares gastronómicos  

PROGRAMA

  • ( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)

    1º DIA • PORTO OU LISBOA (AVIÃO) – MILÃO – SESTRI LEVANTE

    Viajamos desde o aeroporto de Milão até ao nosso hotel em Sestri Levante. Começamos as nossas caminhadas com a subida ao miradouro de Punta Manara, um percurso que nos oferecerá vistas lindíssimas sobre a Baía do Silêncio e o golfo de Portofino. Jantar. Alojamento no Hotel Grande Albergo 4* ou similar.

    NOTAS DA CAMINHADA:
    Dificuldade: Acessível a todos
    Distância: 5 kms
    Tempo: 90’
    Altitude máxima: 180 m

    2º DIA • SESTRI LEVANTE – PORTOVENERE RIOMAGGIORE – SESTRI LEVANTE

    Começamos a nossa caminhada na cidadezinha de Portovenere, conhecida como a sexta das cinco aldeias das 5 Terre.  Não tendo a notoriedade das suas congéneres, é mesmo assim uma joia brilhante da Ligúria. Depois de explorarmos o pequeno burgo marítimo, atacamos a subida que conduz a Campiglia, com vistas extraordinárias sobre Portovenere, a ilha da Palmária, o golfo de La Spezia e as montanhas dos Alpes Apuanos. Campiglia é o lugar do percurso em que mudamos do golfo de La Spezia para o golfo das 5 Terre. Almoço light em Campiglia (incluído). Durante a tarde, o nosso programa oferece duas alternativas para alcançarmos Riomaggiore: a opção A prevê a utilização de transporte público; a opção B propõe a continuação da caminhada durante outras duas horas passando pelo santuário de Montenero. Com o grupo reunido em Riomaggiore, visitarmos esta que é a primeira das cinco aldeias das 5 Terre. Visitamos também a segunda aldeia, Manarola, com a célebre cascata de fachadas a pique sobre o mar iluminadas pelo sol do fim da tarde. Entre as duas aldeias desenrola-se a romântica estrada pedonal “via dell’amore”, que iremos conhecer (nota: neste momento encontra-se fechada para obras, prevista a reabertura em 2024, em alternativa será utilizado o comboio). Regresso em comboio ao hotel. Jantar. Alojamento.

    NOTAS DA CAMINHADA:
    Dificuldade: Tecnicamente acessível a todos, com esforço físico moderado durante a subida inicial da manhã. Após o almoço, a opção B requer uma longa descida para Riomaggiore em trilho e degraus, também ela a exigir esforço moderado.
    Desnível da manhã: 400 metros desde o nível do mar em Portovenere até Campiglia.
    Tempo da parte da manhã: 2 horas
    Distância da parte da manhã: 5,5 kms
    Desnível da parte da tarde (opção B): dos 400 msnm de Campiglia subimos a 570 msnm em 1h30, descendo depois para o nível do mar em duas horas de caminho.
    Tempo da parte da tarde (opção B): 3h30m
    Distância da parte da tarde (opção B): 8 kms

    3º DIA • SESTRI LEVANTE – CORNIGLIA – LEVANTO – SESTRI LEVANTE

    Iremos hoje percorrer o célebre e extraordinário “sentiero Azurro”, iniciando a nossa caminhada em Corniglia, a terceira aldeia das 5 Terre e que, dada a sua posição estupenda a meio do golfo homónimo, permite vistas amplas sobre as suas congéneres. O trilho passa por olivais, socalcos de vinha e pinhais sempre com o mar à vista no fundo das encostas. Passamos por Vernazza, onde nos detemos para visita, e continuamos no ancestral trilho de ligação das cinco aldeias, hoje designado na sinalização do trekking como “sentiero Azurro”. Em Monterosso espera-nos um almoço light (incluído) e, para a tarde, a nossa proposta divide-se em duas alternativas: para os que se dão por satisfeitos com a caminhada, seguimos para Levanto em transporte público (opção A); para os mais resistentes, continuamos a pé pelo panorâmico trilho que galga o promontório de punta Mesco (opção B). Reunimos os dois grupos em Levanto e, depois de visitarmos o centro histórico, damos por terminada a nossa atividade do dia. Regresso ao hotel. Jantar. Alojamento.

    NOTAS DA CAMINHADA:
    Dificuldade: Tecnicamente acessível a todos e com esforço físico fácil durante a manhã; esforço físico moderado durante a tarde na opção B durante a subida do promontório de Punta Mesco.
    Distância da manhã: 6 kms
    Tempo da manhã: 3h30m excluindo a visita de Corniglia, Vernazza e Monterosso
    Altitude máxima da manhã: 175 msnm
    Tempo da tarde (opção B): 3h
    Distância da tarde (opção B): 6,8 km
    Altitude máxima tarde (opção B): 300 msnm

    4º DIA • SESTRI LEVANTE – LEVANTO – FRAMURA – SESTRI LEVANTE

    Hoje teremos uma proposta tranquila de caminhada, para retemperar o corpo e acalmar as emoções dos dias anteriores. Vamos manter-nos sempre ao nível do mar, percorrendo a antiga linha de comboio que, através de um cordão de túneis, ligava Levanto a Framura. Construída em meados do século XIX e tendo ficado obsoleta com as décadas, a linha de comboio conheceu um radical reaproveitamento em 2010, quando foi recuperada como pista pedonal e ciclovia. Descortinando regularmente o mar e o céu através dos nichos construídos na estrutura original, a pista passa por Bonassola, que visitamos, e termina na pequena aldeia de Framura onde teremos tempo livre para um banho de mar se as condições assim o permitirem, ou para relaxar na pequena aldeia que faz parte da associação “borghi piu belli di Italia”, ou seja, “burgos mais bonitos de Itália”. Regressamos ao golfo do Tigullio navegando num táxi marítimo (privado) tendo assim a oportunidade de vermos a cénica costa que andamos a percorrer a partir de uma perspetiva diferente. Terminamos o dia com a visita de Chiavari, cidadezinha com o caracter medieval intacto, onde tomaremos um aperitivo (incluído), ritual tipicamente italiano e que adotaremos como nosso. Jantar. Alojamento.

    NOTAS DA CAMINHADA:
    Dificuldade: Acessível a todos
    Altitude máxima: ao nível do mar
    Distância: 5 kms
    Tempo: 1 h, excluindo a visita de Levanto, Bonassola e Framura.

    5º DIA • SESTRI LEVANTE – PORTOFINO – CAMOGLI – SESTRI LEVANTE

    Hoje partimos à descoberta de um dos mais extraordinários testemunhos da Idade Média de Itália: a abadia beneditina de San Fruttuoso, iniciada no século VIII e terminada no século XIII. A abadia só tem acesso ou por mar, ou caminhando pelos bosques. Iniciamos a nossa caminhada na famosa aldeia piscatória de Portofino, que visitamos primeiro, sem dúvida um dos momentos mais significativos da nossa viagem. A partir de Portofino embrenhamo-nos no parque homónimo até alcançarmos San Fruttuoso, onde almoçamos (almoço light incluído). Durante a tarde, o grupo divide-se: a opção A prevê alcançar com barco a calheta de Punta Chiappa e continuar a pé até San Rocco di Camogli, ponto de encontro com o resto do grupo. A opção B apresenta o troço mais desafiante de toda a viagem, mas também a mais gratificante, com vistas extraordinárias mas com algumas passagens que requerem nervos sólidos pela inclinação da falésia em alguns pontos do percurso. Em San Rocco, um dos miradouros mais imponentes da Ligúria com vistas sobre Camogli e o golfo de Génova, reunimos o grupo. Visitamos Camogli e regressamos ao hotel.

    NOTAS DA CAMINHADA:
    Dificuldade do percurso da manhã: tecnicamente simples, com uma subida no início que requer alguma preparação física, mas depois fácil.
    Distância da manhã: 4 kms
    Tempo: 2h 45m
    Altitude máxima: 230 msnm

    Dificuldade do percurso da tarde opção A: simples, mas em constante subida gradual até San Rocco por trilho pavimentado e degraus largos.
    Distância da tarde opção A: 2 kms
    Tempo da tarde opção A: 45 minutos
    Altitude máxima: 220 msnm

    Dificuldade do percurso da tarde opção B: tecnicamente exigente em algumas curtas secções, pela inclinação da falésia e pela estreiteza do trilho. Correntes cravadas na rocha que servem como corrimões ajudam os mais hesitantes. Também exigem boa preparação física as constantes subidas e descidas.
    Distância da tarde opção B: 6,5 km
    Tempo da tarde opção B: 3h
    Altitude máxima opção B: 275 msns

    6º DIA • SESTRI LEVANTE – MILÃO (AVIÃO) – PORTO OU LISBOA

    Tempo livre, ajustado em função do horário do voo de regresso a Portugal, para compras ou visitas culturais na elegante estância de Sestri Levante, seguindo depois para o aeroporto de Milão. Fim da viagem.

    Fotografias gentilmente cedidas pelo autor Gonçalo Cadilhe.

  • PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:
    • Partida Porto: 1.895€
    • Partida Lisboa: 1.870€

    SUPLEMENTOS Quarto individual: 140€

    SINAL: 560€

    O PREÇO INCLUI:
    • Assistência nas formalidades de embarque;
    • Passagem aérea em classe económica Porto ou Lisboa / Milão / Porto ou Lisboa, em voo regular TAP, com direito a uma peça de bagagem até 23 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (Porto – 85 € // Lisboa – 60 €);

    Porto – Lisboa (duração aproximada 01h00)
    Lisboa – Milão Malpensa (duração aproximada 02h35)
    Milão Malpensa – Lisboa (duração aproximada 02h55)
    Lisboa – Porto (duração aproximada 00h55)

    • Transporte em autocarro de turismo entre aeroporto e Sestri Levante e regresso;
    • Comboio nas 5 Terre;
    • Alojamento e pequeno-almoço no hotel mencionado ou similar;
    • Refeições mencionadas no programa (3 almoços “light” e 5 jantares);
    • Acompanhamento por nosso Autor durante todo o circuito, desde e até Milão – Gonçalo Cadilhe;
    • Guia local falando Português ou Espanhol para as visitas a Portovenere a Riomaggiore; de Corniglia a Levanto; de Portofino a Camogli.
    • Taxas de entrada nas cidades italianas;
    • Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
    • Seguro Multiviagens I (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).

    O valor das taxas de aeroporto, segurança e combustível acima indicado refere-se à data de elaboração deste programa. Este valor está sujeito a alteração até 20 dias antes da data de partida.

    O PREÇO EXCLUI:
    • Bebidas às refeições;
    • Opcionais, extras de carácter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.

    • Condições específicas de cancelamento por parte do viajante: Consulte aqui

    • Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui

    • Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui

    Os preços acima apresentados destinam-se ao mercado nacional. Somente para cidadãos residentes em Portugal. Para o mercado internacional, por favor contacte-nos ou aos nossos representantes locais.

    MERCADO BRASILEIRO
    Mala & Cuia
    Website: www.malaecuia.com.br
    Telefone: (51) 32218666
    Email: plv@malaecuia.com.br

  • • Gonçalo Cadilhe rejeita a grafia do NAO.
    • Fotografias gentilmente cedidas pelo Autor Gonçalo Cadilhe.
    • O cumprimento deste programa está sujeito a eventuais regras e condicionamentos por causa da pandemia Covid 19.
    • Respeitaremos as regras em vigor e impostas por cada país ou região a visitar.
    • A obrigatoriedade de apresentação de um teste PCR ou outro, negativo à Covid 19, não poderá ser considerado motivo de cancelamento sem custos por parte dos participantes.
    • Programa elaborado a 12 de janeiro de 2023

  • • Obrigatório Cartão de Cidadão ou Passaporte, válido, cuja fotocópia deve enviar previamente para a agência
Download PDF