VIAGEM EM GRUPO
Tudo incluído | 17 refeições
Depois de décadas de isolamento, o Iraque decidiu finalmente abrir-se aos viajantes, permitindo a realização de um sonho para muitos. Coração da Antiga Mesopotâmia, este destino é detentor de uma série de sítios arqueológicos incríveis, dos quais destacamos as ruínas da mítica Babilónia, o zigurate de Ur e Samarra. Mas não só! Encerra igualmente cidades santas como Najaf e Karbala, uma gastronomia única e uma capital, Bagdá, cheia de vida. Esta é a nova aposta da Pinto Lopes Viagens, destinada a viajantes experientes, intrépidos e aventureiros, que serão surpreendidos não só por uma profunda riqueza histórica, como também pela amabilidade de um povo ansioso por voltar a acolher o turismo.
OUTRAS DATAS: 25 de abril a 5 de maio de 2024
PROGRAMA
( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)
Partida frente à nossa agência do Porto, em transporte privativo, em direção ao Aeroporto de Lisboa. Encontro com os passageiros de Lisboa e embarque em voo regular com destino a Bagdá, via Dubai. Noite a bordo.
Chegada a Bagdá e transfer ao hotel. Jantar. Alojamento no Hotel Bilitom 4* ou similar.
Dia dedicado a Bagdá, a vibrante capital do Iraque e a maior cidade do país. Trata-se de uma área metropolitana imensa, com cerca de 9 milhões de habitantes. Destaque para o memorial dos Mártires, dedicado aos soldados que perderam a vida na Guerra Irão-Iraque. Continuação para a Mesquita de Abu Hanifa, construída em redor do túmulo do “Grande Imam”, Abu Hanifa. Visita à Mesquita Al-Kadhimiya, com uma entrada monumental representada por duas sublimes cúpulas em tons de dourado, bem como uma fachada revestida com azulejos perfeitamente detalhados. Almoço. Seguida para a Praça da Libertação, a maior praça da cidade e afamada pelo Monumento da Liberdade. O monumento tem um grande valor sentimental para a população iraquiana pois retrata os eventos históricos ocorridos no Iraque até à Revolução de 1958. Jantar e alojamento.
Saída de Bagdá em direção a norte. Ainda nos arredores, visita a Akarkufe, outrora uma cidade fortificada fundada no século XIV a.C. Destaque para o majestoso Zigurate, um complexo com 52 metros de altura, que era visto como uma homenagem ao principal deus da Babilónia, Enlil. Através da planície, continuação em direção a Samarra, cidade localizada a 130 kms de Bagdá. Visita aos diversos pontos de interesse, distribuídos por uma área de alguns quilómetros em redor da principal atração: o minarete helicoidal de Samarra. Visita às ruínas da Mesquita Abu Dulaf, que data do ano de 856 d.C. e é considerada uma das maiores do mundo, contendo um minarete similar a Samarra, ainda que menos imponente. Continuação para o Palácio do Califa, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, e fotografia do topo do palácio, com uma vista soberba da sua praça circular. Continuação até Samarra e visita às ruínas da Grande Mesquita de Samarra, conhecida pelo seu icónico minarete com uma estrutura única em forma de espiral, hoje restaurado e palco de uma das imagens mais famosas do Iraque. Almoço picnic entre as visitas. Na saída de Samarra, visita às ruínas do palácio Qasr al-Ashiq, de estilo arquitetónico abássida, protegido por uma imponente muralha. Regresso a Bagdá, através do eixo Mossul / Bagdá, uma das vias mais importantes e movimentadas do país. Jantar e alojamento.
Continuação da descoberta de Bagdá, com destaque para o incontornável Museu Nacional do Iraque, um dos melhores museus do mundo em termos de acervo arqueológico. Possui peças avultadas e antiguidades soberbas pertencentes à civilização da Mesopotâmia. Foi fundado em 1926, sob o nome de “Museu de Antiguidades de Bagdá”, e mudou para o nome atual, em 1966, quando foi transferido para outra construção. O museu conta com obras de arte e artefactos dos povos Sumérios, Babilónicos e Assírios, além de várias galerias dedicadas a coleções históricas pré-islâmicas e islâmicas. Visita ao Khan Murjan, antigo caravançarai, seguida de uma visita ao desconcertante museu Baghdadi, que contém variadas cenas em dimensão real que representam a vida da população de Bagdá ao longo de diferentes períodos. Pese ser um museu que parece parado no tempo, o seu espólio permite uma abordagem diferente dos usos e costumes das gentes iraquianas. Almoço. Passeio pela rua Al mutanabbi, um pequeno e informal centro cultural e literário repleto de livrarias e papelarias, entre outro comércio. Prosseguimento para o Palácio Abbasid. Provavelmente estabelecido pelo califa Al-Naser Ledinillah no século XII, durante o período abássida, este é um dos palácios mais antigos do mundo e o mais antigo edifício que resta em Bagdá. Jantar e alojamento.
Bagdá, Rua Al Mutanabbi
Saída para Ctesiphon, em tempos a maior cidade da região, até ao seu declínio, em 637 d.C., provocado pela conquista muçulmana. Visita às ruínas do Arco de Ctesiphon, o único elemento que permanece relativamente intacto entre os destroços da cidade. Continuação para Babilónia, local dos míticos e desaparecidos Jardins da Babilónia e Torre de Babel. O Iraque foi o coração da Antiga Mesopotâmia, cujo povo desenvolveu as primeiras cidades, a escrita e a agricultura, entre os anos de 10.000 e 3.000 a.C. Visitar as ruínas da Babilónia, sítio arqueológico reconhecido pela UNESCO, é redescobrir este passado glorioso não só do país, como da própria Humanidade. Destaque para a Porta de Ishtar e complexo arqueológico. Passagem ainda pelo Palácio de Saddam Hussein que, no seu tempo, foi responsável por uma grande parte da reconstrução deste local histórico. Saída para a cidade santa de Karbala. Almoço no percurso. Ao final da tarde, visita à cidade, com destaque para os túmulos de Hussein e Abbas, um complexo com duas mesquitas conectadas por uma grande esplanada. Tais mausoléus são importantes locais de peregrinação para os xiitas, atrás apenas de Meca e Medina. Aqui acorrem anualmente milhões de peregrinos de todo o mundo. Jantar e alojamento no Hotel The Baron 5* ou similar.
Arco de Ctesiphon
Porta de Ishtar, Babilónia
Partida para Borsippa. Paragem para fotografia ao seu grandioso zigurate, construído com a finalidade de homenagear o rei Nabu, um dos mais importantes da Babilónia e conhecido pelos seus grandes feitos. Aqui muito perto, segundo a tradição muçulmana, terá nascido o profeta Abraão. Continuação para Al Kifl, para visita à Mesquita Al-Nukhailah, local onde se acredita estar situado o túmulo do profeta Ezequiel. Almoço no percurso. Saída para a cidade santa de Najaf. Dentro desta, visita à área de Kufa. Destaque para a Mesquita Kufa, um dos locais mais sagrados do mundo islâmico. Foi construída no século VII e contém os restos de Muslim ibne Acil, primo de Huceine ibne Ali, do seu companheiro Hani ibne Urua e do revolucionário Mukhtar al-Thaqafi. De grandes dimensões, é composta por um total de nove santuários. Passagem ainda pelo maior cemitério do mundo, Wadi al-Salaam, com cerca de 5 milhões de sepulturas. Após o jantar, visita a uma das mesquitas mais sagradas do Islão, o túmulo do Iman Ali, que abriga os restos mortais do Imam Ali Ibn Abi Talib, primo do Profeta Maomé e primeiro Imam do xiismo. É, por isso, um importante local de peregrinação. De acordo com a tradição xiita, os profetas Adão e Noé estão na mesquita sepultados. Em termos arquitetónicos, este mausoléu é conhecido pela sua grande cúpula com milhares de placas de tijolo cobertas com ouro puro. Alojamento no Hotel Qsar Aldur 5* ou similar.
Saída em direção a Uruk. Visita às parcas ruínas desta antiga cidade, ainda numa fase embrionária de descoberta, mas cuja importância advém de ser considerada a primeira metrópole do mundo e o local onde foi inventada a escrita. Continuação para Nasiriyah. Almoço. Deslocação para os arredores da cidade para visita à estação arqueológica de Ur. Localizada nos desertos do sul do Iraque, Ur é famosa pelos contos bíblicos de inundações épicas e temíveis reis da Babilónia, mas também por possuir uma das mais importantes ruínas antigas do Iraque. O seu zigurate, uma estrutura com paredes altas e escadas íngremes, que teria sido usada nos tempos antigos para adorar os deuses da Lua, é certamente uma das visões mais impressionantes e misteriosas do Iraque. Visita à cidade também conhecida com a cidade de Abraão, com destaque para as ruínas do zigurate, do palácio real e dos túmulos reais. Regresso a Nasiriyah. Jantar e alojamento no Hotel Somerion 5* ou similar.
Viagem para Al-Chibayish, no epicentro da Mesopotâmia. Passeio de barco pelos deslumbrantes pântanos do Iraque, com a oportunidade de observar a diversidade de espécies de animais e plantas que cercam o local. Tendo recebido o estatuto de Património da Humanidade por parte da UNESCO, estas províncias pantanosas do sul do Iraque são únicas, constituindo um dos maiores deltas interiores de todo o mundo e reunindo biodiversidade e riqueza paisagística absolutamente surpreendentes. Almoço. Continuação para Al-Qurnah, presumido local bíblico do célebre Jardim do Éden. Foi neste jardim que, segundo a Bíblia, Deus colocou a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujo fruto, Eva e depois Adão acabaram por comer por influência de uma serpente. Paragem para foto junto à presumível árvore da vida. Partida para Bassora. Jantar e alojamento no Hotel Grand Millennium Al Seef Basra 5* ou similar.
Dia dedicado à cidade de Bassora, o principal porto do país. Muitas pessoas conhecem o nome Bassora por ter sido o local de sangrentos e marcantes confrontos na Guerra da Iraque. Contudo, se virmos além destes episódios, encontraremos a segunda maior cidade do país, situada nas margens do rio Xatalárabe o resultado da fusão dos rios Eufrates e Tigre, e que hoje segue o caminho da modernização. Panorâmica com destaque para a Ponte Italiana, com vista sobre a cidade e os seus arredores. Continuação pela zona de Corniche, contemplando a vista para o rio Xatalárabe. Visita ao Museu Cultural de Bassora, que conta com inúmeros artefactos que provêm do ano de 6000 a.C.. Visita ainda à Igreja Ortodoxa Arménia. Almoço entre as visitas. Passeio de barco pelo rio Xatalárabe, através do qual teremos uma outra perspetiva de Bassora e de alguns dos seus principais pontos de interesse. Jantar. Alojamento.
Transfer ao aeroporto para embarque em voo noturno com destino a Lisboa, via Dubai. Chegada e continuação em autocarro para o Porto. Fim da viagem.
PREÇO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO:
• Partida 25 janeiro: 5.675€
• Partida 11 abril: 5.575€
• Partida 25 abril: 5.775€
SUPLEMENTO Quarto Individual: 915€
SINAL:
• Partida 11 abril: 1.675€
• Partida 25 janeiro e 25 abril: 1.735€
O PREÇO INCLUI:
• Assistência nas formalidades de embarque;
• Transfer em autocarro privativo Porto / Lisboa / Porto;
• Passagem aérea em classe económica Lisboa / Bagdá e Bassora / Lisboa em voo regular Emirates, com direito a uma peça de bagagem até 30 kg e respetivas taxas de aeroporto, segurança e combustível (80 €);
Lisboa – Dubai (duração aproximada 07h35)
Dubai – Bagdá (duração aproximada 02h45)
Bassora – Dubai (duração aproximada 01h50)
Dubai – Lisboa (duração aproximada 08h15),
• Circuito em autocarro de turismo;
• Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
• Pensão completa, desde o jantar do 2º ao jantar do 10º dia (8 almoços e 9 jantares).
• Acompanhamento por guia Pinto Lopes Viagens durante todo o circuito, desde e até um dos locais de partida (Porto ou Lisboa);
• Guia local falando Inglês durante as visitas;
• Visitas e entradas conforme mencionado no programa;
• Gratificações a guias e motoristas locais;
• Visto de entrada no Iraque (aprox. 100€);
• Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
• Seguro Multiviagens VIP (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).
O PREÇO EXCLUI:
• Bebidas às refeições;
• Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.
• Condições específicas de cancelamento por parte do viajante: Consulte aqui
• Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui
• Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui
Os preços acima apresentados destinam-se ao mercado nacional. Somente para cidadãos residentes em Portugal. Para o mercado internacional, por favor contacte-nos ou aos nossos representantes locais.
MERCADO BRASILEIRO
Mala & Cuia
Website: www.malaecuia.com.br
Telefone: (51) 32218666
Email: plv@malaecuia.com.br
• Preço da viagem sujeito a flutuações cambiais.
• Programa elaborado 31 de agosto de 2023
*Chamada para a rede fixa nacional