• Início
  • Catálogo de Viagens
    • Pesquisa por zona geográfica
      • Portugal
      • Espanha
      • Europa
      • Médio Oriente
      • Ásia
      • América
      • África
      • Oceânia
      • Antártica
    • Pesquisa por mês da viagem
      • Abril
      • Maio
      • Junho
      • Julho
      • Agosto
      • Setembro
      • Outubro
      • Novembro
      • Dezembro
    • Cruzeiros
    • Açores
    • Itália
    • Islândia
    • Escapadas e City Breaks
    • Viagens com Autores
    • Mercados de Natal
    • Fim de Ano 2023/2024
    • Viagens Escolares
  • Viagens com Autores
    • Gonçalo Cadilhe
    • José Luís Peixoto
    • Rui Massena
    • Vasco Medeiros
    • Ricardo Presumido
    • Helena Mendes Pereira
    • Fortunato da Câmara
    • António Pereira
  • Circuitos à medida
  • Brochuras
  • Contactos

Caminho de Santiago – Do Primitivo ao Finisterra

Data: 1 Mai 2023 - 7 Mai 2023
Duração: 7 dias / 6 noites de alojamento
Preço por pessoa, desde: 1.125 €

Caro Viajante, caso pretenda solicitar uma RESERVA EFETIVA para esta viagem, preencha por favor o formulário abaixo. Entraremos em contacto nas 24H úteis seguintes ao seu envio, para a respetiva formalização.
RESERVA SUJEITA À DISPONIBILIDADE DE LUGARES EXISTENTE


Viagem:

Número de lugares (obrigatório)*





SimNão

.
Observações


Certifique-se por favor que preencheu todos os dados correctamente e clique em "Enviar" para submeter o seu pedido de reserva!

IMPORTANTE! Após submissão do pedido de reserva, deverá surgir a mensagem "Enviado!" Caso não visualize, tal significa que a reserva não foi efectuada correctamente. Neste caso, deverá corrigir os campos em falta e repetir o seu pedido.



A combinação de serviços de viagem que lhe é proposta constitui uma viagem organizada na aceção do Decreto-Lei n.º 17/2018 de 08 de Março. Por conseguinte, beneficiará de todos os direitos da UE aplicáveis às viagens organizadas. A Pinto Lopes Viagens S.A será plenamente responsável pela correta execução da globalidade da viagem organizada. Além disso, conforme exigido por lei, a Pinto Lopes Viagens S.A tem uma proteção para reembolsar os pagamentos que tenha efetuado e, se o transporte estiver incluído na viagem organizada, assegurar o seu repatriamento caso seja declarada insolvente. Mais informações sobre os principais direitos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 17/2018 de 08 de Março clique aqui

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Estes dados serão tratados confidencialmente e usados exclusivamente para processamento deste seu pedido. Do mesmo modo, não serão partilhados com terceiros nem utilizados para efeitos de Marketing da empresa. Consulte aqui a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.

RESERVE JÁ

VIAGEM EM GRUPO

  8 refeições  

Numa das lajes do pesado chão de pedra da Praça do Obradoiro, mesmo em frente à majestosa catedral, escreve-se a cinzel a importância do Caminho de Santiago: lugar de peregrinação e de encontro entre pessoas e povos que, através dos séculos, se converteu em símbolo de fraternidade e coluna vertebral duma consciência europeia. De França, Inglaterra, Portugal e Espanha confluem caminhos que ultrapassam o fenómeno religioso e o transfiguram em experiência cultural. As vieiras cravadas no chão marcam uma viagem que começa no centro do Porto e atravessa os núcleos históricos de León, Oviedo, Lugo, Betanzos e Corunha, onde as igrejas, muralhas e marcos históricos competem em importância e beleza. As Rias Baixas, onde as margens se perdem no horizonte do mar, sombreiam a viagem que percorre parte dos caminhos de Finisterra. de Salvador, do Norte, do Inglês, de Monte do Gozo a Santiago e do Primitivo, chamado assim porque o rei Afonso II terá sido o primeiro peregrino que, reza a lenda, durante a noite foi guiado pela Via Láctea. Cinco caminhos que fazem parte desta viagem como se cada um ajudasse à perceção de uma jornada épica que termina – ou começa – no quilómetro zero de Santiago.

ALGUMAS RAZÕES PARA NÃO PERDER ESTE PROGRAMA:
• 6 etapas por 5 distintos Caminhos de Santiago, do Primitivo ao Finisterra, passando pelo Caminho de San Salvador, do Norte e Inglês
• León: visita guiada, a pé, ao centro histórico, incluindo o interior da sua Catedral;
• Oviedo: passeio a pé pelo centro histórico, com visita interior à Catedral e à Câmara Santa;
• Lugo: passeio a pé pela antiga muralha e centro histórico;
• Betanzos: visita à Muralha, Ponte Velha e exterior das suas três igrejas góticas;
• Corunha: panorâmica da cidade, cuja península abriga a famosa Torre de Hércules;
• Rias Baixas: passeio de barco com degustação de mexilhões;
• Santiago de Compostela: visita pedonal ao centro histórico, incluindo o interior da Catedral, e oportunidade de assistir à Missa do Peregrino.

Se em algum momento da viagem não se sentir confortável para realizar algum dos caminhos propostos, terá sempre a possibilidade de utilizar o autocarro. O mesmo estará ao inteiro dispor do grupo durante toda a viagem.

PROGRAMA

  • Itinerário
  • Preço e Condições
  • Notas
  • Conselhos importantes
  • Documentação
  • ( ↑ Clique em cada um dos separadores para ver a respetiva informação)

    ESPECIAL PASSAGEIROS DE LISBOA

    DIA ANTERIOR (30 de abril) • LISBOA (COMBOIO) – PORTO

    Partida de Lisboa em comboio Alfa Pendular (Estação da Gare do Oriente às 10h09), em classe turística, com destino ao Porto. Encontro com o nosso guia e transporte ao centro da cidade para almoço livre. Após este, início de passeio panorâmico pela cidade, percorrendo os seus principais pontos turísticos, ruas, praças e avenidas. Início da visita, a pé, pela Sé do Porto, passando pela Igreja São Lourenço dos Grilos e descendo a Rua de Sant’Ana, onde na época medieval existia uma das principais portas de entrada na Antiga Muralha Primitiva, por onde os portuenses e forasteiros acediam à zona ribeirinha e mercantil do Porto. Continuação pela Rua da Bainharia em direção à Ribeira, passando na Praça do Infante D. Henrique, onde se encontram os emblemáticos edifícios Mercado Ferreira Borges, Palácio da Bolsa e Igreja de São Francisco (exteriores). Início de Cruzeiro das 6 pontes no Rio Douro, com duração de aproximadamente uma hora, do qual é possível observar as seis magníficas pontes, as Caves de Vinho do Porto e as margens ribeirinhas do Porto e Vila Nova de Gaia, que são das zonas mais pitorescas destas duas cidades. Continuação para o hotel. Jantar livre. Alojamento no Oca Oriental Porto Hotel 4* ou similar.

    1º DIA • PORTO – VERÍN – LEÓN (400 KMS)

    Partida frente à nossa agência do Porto às 08h30. Início da viagem em autocarro privativo em direção a León, com passagem por Verín para encontro com o guia local dos Caminhos de Santiago. Chegada a León e visita com guia local, a pé, à cidade com destaque para a Catedral, também conhecida como a Pulcra Leonina, considerada um dos expoentes máximos da arte gótica em Espanha, a Basílica de San Isidoro ou “Capela Sistina” do românico espanhol e o antigo Hospital de São Marcos. Jantar. Alojamento no Hotel Silken Luis Leon 4* ou similar.

    2º DIA • LEÓN – LA ROBLA – LA POLA DE GORDÓN – OVIEDO (1ª ETAPA)

    Entre León e Oviedo fica o Camiño del Salvador, que liga as duas cidades através da Cordilheira Cantábrica. A sua existência deve-se ao facto de muitos peregrinos se desviarem da Rota do Caminho Francês de Santiago, onde León também é ponto de passagem, para visitar a Catedral de San Salvador (Oviedo) e as suas relíquias. Saída, em autocarro, em direção a La Robla, onde iniciamos a nossa caminhada (+/- 9 km) até La Pola de Gordón. Este percurso atravessa o vale do rio Bernesga e caracteriza-se pelas suas belas paisagens. Uma etapa simples e com desníveis muito suaves, onde teremos a oportunidade de atravessar o rio Bernesga através de uma ponte. Durante a caminhada poderemos encontrar a Ermita do Bom Sucesso, uma construção barroca do século XVIII e, uma vez chegados a La Pola de Gordón, poderemos observar a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, datada do século XVII. Continuação, em autocarro, para Oviedo. Tempo livre para almoço. Visita, a pé, com guia local, à cidade de Oviedo, capital do Principado das Astúrias. Visita ao interior da Catedral, incluindo a Câmara Santa, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, que abriga o Tesouro da Catedral, no qual se destacam a Cruz dos Anjos, a Cruz da Vitória, a Caixa de Ágatas e a Arca Sagrada. Jantar. Alojamento no Hotel Iberik Santo Domingo Plaza 4* ou similar.

    3º DIA • OVIEDO – VALDUNO – PEÑAFLOR – LUARCA – LUGO (2ª E 3ª ETAPAS)

    Saída de Oviedo para início de caminhada (+/- 4 km) pelo Caminho Primitivo, que liga Oviedo a Santiago de Compostela pelo interior das Astúrias e da Galiza. Deve a sua origem à peregrinação do Rei Afonso II das Astúrias, no século IX, a primeira peregrinação da qual existem referências preservadas. Com início em Valduno, a etapa de hoje será principalmente em ambiente rural, acompanhada pelo rio Nalón, para finalmente chegarmos a Peñaflor. De seguida, faremos outra caminhada (+/- 4 km), pelo Caminho do Norte até chegar a Luarca. Vila histórica de pescadores, localizada na foz do rio Negro, Luarca, teve um hospital de peregrinos nos séculos XV e XVI. Tempo livre para almoço. Prosseguimento em autocarro para Lugo. Breve visita à cidade que mantém traços importantes do seu passado romano, com destaque para a antiga muralha, declarada Património da Humanidade, que conta com uma extensão de mais de 2 quilómetros e para a Catedral de Santa Maria (visitas exteriores). Jantar. Alojamento no Eurostars Gran Hotel Lugo 4* ou similar.

    4º DIA • LUGO – MIÑO – PORTO DE ABAIXO – BETANZOS – CORUNHA (4ª ETAPA)

    Deixaremos Lugo pela manhã e seguiremos em direção a Miño para realizar um pequeno percurso (+/- 4 km) até Porto de Abaixo. Esta caminhada passará pelo Caminho Inglês, a rota de peregrinação utilizada na Idade Média por devotos ingleses, irlandeses e de outros países do norte da Europa, que chegavam de barco ao porto da Corunha. Durante a caminhada, teremos a oportunidade de atravessar a ponte medieval sobre o rio Lambre, construída no século XIV. Continuação para Betanzos, cidade medieval declarada Conjunto Histórico-Artístico, fruto da excelente conservação do seu Património Histórico, como a sua Muralha e a Ponte Velha de Betanzos. Tempo livre para almoço. Breve visita à cidade com passagem pelas três igrejas góticas: Igreja de Santiago, construída no século XV, Igreja de Santa Maria do Azogue, construída a partir da segunda metade do século XIV sobre um anterior templo românico, e Igreja de São Francisco, onde se encontra sepultado Fernán Pérez de Andrade, impulsionador da construção das três igrejas. Prosseguimento para a Corunha. Localizada em frente ao Oceano Atlântico, a Corunha é uma cidade cuja história está intimamente ligada ao seu antigo porto de pesca. A península na qual a Cidade Velha se baseia abriga, além da Torre de Hércules, um dos símbolos da cidade, um interessante conjunto românico de ruas, praças e igrejas medievais. Jantar. Alojamento no Hotel Eurostars Ciudad de la Coruña 4* ou similar.

    5º DIA • CORUNHA – FINISTERRA – CABO DE FINISTERRA – CEE – MUXIA – SANTIAGO DE COMPOSTELA (5ª ETAPA)

    Saída em direção à Costa da Morte para visita a Finisterra, também conhecida nos tempos antigos como o “fim do mundo”, uma vila de pescadores caracterizada pelas suas maravilhosas praias. É um dos pontos mais importantes do Caminho de Santiago, sendo a meta de dezenas de milhares de peregrinos que decidem, a cada ano, continuar a sua peregrinação além de Santiago de Compostela, chegando à costa. Início da caminhada (+/- 3,5 km) desde a cidade até ao farol para chegar ao km 0 da estrada para Santiago. Continuação para Cee para almoço no Hotel Oca Insua. Após o almoço, visita ao Santuário da Virgem da Barca em Muxia. Partida para Santiago de Compostela. Jantar. Alojamento no Eurostars Gran Hotel Santiago 4* ou similar.

    6º DIA • SANTIAGO DE COMPOSTELA – MONTE DO GOZO – SANTIAGO DE COMPOSTELA – RIAS BAIXAS – SANTIAGO DE COMPOSTELA (6ª ETAPA)

    Saída, em autocarro, até ao Monte do Gozo para daí iniciarmos a última caminhada (+/- 5 km) dos últimos quilómetros até Santiago de Compostela, cidade com uma história extraordinariamente rica e destino final de milhares de peregrinos todos os anos. Chegada à Praça do Obradoiro e início de visita guiada a Santiago de Compostela, com destaque para o centro histórico, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Visita ao interior da Catedral, onde é possível apreciar com todo o detalhe as torres gémeas que se elevam sobre a Praça do Obradoiro e a Torre do Relógio. Tempo livre para almoço. Ao início da tarde, seguimos em direção a Rias Baixas onde iremos desfrutar de um passeio de barco com degustação de mexilhões, e onde é possível observar o cultivo de mexilhões, ostras e vieiras. Regresso a Santiago de Compostela para jantar e alojamento.

    7º DIA • SANTIAGO DE COMPOSTELA – PORTO (COMBOIO) – LISBOA

    Manhã livre para disfrutar da cidade. Possibilidade de assistir à Missa do Peregrino e, após esta celebração, almoço de confraternização. Regresso ao Porto. Transbordo dos passageiros e continuação, em comboio Alfa Pendular, para a cidade de Lisboa. Fim da viagem.

  • PREÇO POR PESSOA em Quarto Duplo: 
    • Partida do Porto: 1.125€
    • Partida do Lisboa: 1.275€

    SUPLEMENTO Quarto Individual:
    • Partida do Porto: 190€
    • Partida do Lisboa: 230€

    SINAL: 385€

    O PREÇO INCLUI:
    • Viagem de comboio Alfa Pendular Lisboa / Porto / Lisboa, em classe turística, para os passageiros de Lisboa;
    • Autocarro de turismo para os percursos assinalados (restantes realizados a pé);
    • Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis mencionados ou similares;
    • Refeições mencionadas no programa (2 almoços e 6 jantares);
    • Água e vinho às refeições (1 garrafa para 4 pessoas);
    • Acompanhamento por guia dos Caminhos de Santiago em Espanhol ou Português desde Verín e até Santiago de Compostela;
    • Guias locais falando Espanhol ou Português, nas cidades de León, Oviedo e Santiago de Compostela;
    • Entrada na Catedral de León, Catedral de Oviedo e Catedral de Santiago de Compostela;
    • Passeio de barco pelas Rias Baixas com degustação de mexilhões;
    Credencial do Peregrino;
    • Vieira do Peregrino;
    • Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
    • Seguro Multiviagens Espanha (assistência, cancelamento, interrupção e coberturas complementares COVID-19).

    O PREÇO EXCLUI:
    • Opcionais, extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.

    • Condições específicas de cancelamento por parte do viajante: Consulte aqui

    • Condições gerais Pinto Lopes Viagens: Consulte aqui

    • Informação relativa aos nossos Seguros de Viagem: Consulte aqui

    Os preços acima apresentados destinam-se ao mercado nacional. Somente para cidadãos residentes em Portugal. Para o mercado internacional, por favor contacte-nos ou aos nossos representantes locais.

    MERCADO BRASILEIRO
    Mala & Cuia
    Website: www.malaecuia.com.br
    Telefone: (51) 32218666
    Email: plv@malaecuia.com.br

  • • Se em algum momento da viagem não se sentir confortável para realizar algum dos caminhos propostos, terá sempre a possibilidade de utilizar o autocarro. O mesmo estará ao inteiro dispor do grupo durante toda a viagem.
    • O cumprimento deste programa está sujeito a eventuais regras e condicionamentos por causa da pandemia Covid 19.
    • Respeitaremos as regras em vigor e impostas por cada país ou região a visitar.
    • A obrigatoriedade de apresentação de um teste PCR ou outro, negativo à Covid 19, não poderá ser considerado motivo de cancelamento sem custos por parte dos participantes.

    • Programa elaborado a 3 de janeiro de 2023.

  • Conselhos importantes antes da viagem:
    • Estar em muito boa forma física para realizar os caminhos;
    • Usar vestuário adequado à época e impermeável na época de chuvas;
    • Utilizar um bordão ou stick de caminhada;
    • Usar botas de montanha ou de trekking ajustadas ao pé, de tecido leve e impermeável, permitindo a transpiração. As botas protegem os tornozelos de lesões e facilitam a caminhada em áreas de pedra e lama;
    • A mochila a utilizar deve ser confortável, bem-adaptada ao corpo, leve, tipo anatómico, com cintos na cintura e no peito, com bolsos laterais e superiores. Nesta mochila deverá levar apenas os itens essenciais, como água, fruta ou snacks;
    • Uma boa hidratação é absolutamente fundamental, antes, durante e depois da caminhada.

  • • Obrigatório Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade ou Passaporte, válido.
Download PDF

Partilha

Outros circuitos em Espanha

Picos de Europa

12 Abr 2023 - 16 Abr 2023

País Basco e Museu Guggenheim

12 Abr 2023 - 16 Abr 2023

Picos de Europa

22 Abr 2023 - 26 Abr 2023

País Basco e Museu Guggenheim

22 Abr 2023 - 26 Abr 2023

Madrid e Toledo

28 Abr 2023 - 1 Mai 2023

Salamanca - As mais belas aldeias de Espanha e Arribas do Douro

28 Abr 2023 - 1 Mai 2023

Picos de Europa

3 Mai 2023 - 7 Mai 2023

Valência – Arte e Sabores

6 Mai 2023 - 9 Mai 2023

País Basco e Museu Guggenheim

24 Mai 2023 - 28 Mai 2023

Andaluzia e Olivença

27 Mai 2023 - 31 Mai 2023

Madrid e Toledo

1 Jun 2023 - 4 Jun 2023

Picos de Europa

7 Jun 2023 - 11 Jun 2023

Picos de Europa

14 Jun 2023 - 18 Jun 2023

Cáceres, Mérida e Olivença

15 Jun 2023 - 18 Jun 2023

Caminho Francês de Santiago

19 Jun 2023 - 25 Jun 2023

Picos de Europa

21 Jun 2023 - 25 Jun 2023

Salamanca - As mais belas aldeias de Espanha e Arribas do Douro

22 Jun 2023 - 25 Jun 2023

Valência – Arte e Sabores

24 Jun 2023 - 27 Jun 2023

Madrid: Entre o Prado e o Reina Sofia

27 Jun 2023 - 30 Jun 2023

Andaluzia e Olivença

28 Jun 2023 - 2 Jul 2023

Burgos - Os segredos de Castela Medieval

29 Jun 2023 - 2 Jul 2023

Caminho Francês de Santiago

3 Jul 2023 - 9 Jul 2023

Madrid e Toledo

6 Jul 2023 - 9 Jul 2023

Cáceres, Mérida e Olivença

6 Jul 2023 - 9 Jul 2023

Salamanca - As mais belas aldeias de Espanha e Arribas do Douro

13 Jul 2023 - 16 Jul 2023

País Basco e Museu Guggenheim

19 Jul 2023 - 23 Jul 2023

Burgos - Os segredos de Castela Medieval

20 Jul 2023 - 23 Jul 2023

Renascimento Espanhol

24 Jul 2023 - 30 Jul 2023

País Basco e Museu Guggenheim

30 Ago 2023 - 3 Set 2023

Salamanca - As mais belas aldeias de Espanha e Arribas do Douro

31 Ago 2023 - 3 Set 2023

Valência – Arte e Sabores

2 Set 2023 - 5 Set 2023

Caminho Francês de Santiago

4 Set 2023 - 10 Set 2023

Picos de Europa

6 Set 2023 - 10 Set 2023

Andaluzia e Olivença

9 Set 2023 - 13 Set 2023

País Basco e Museu Guggenheim

13 Set 2023 - 17 Set 2023

Picos de Europa

20 Set 2023 - 24 Set 2023

Cáceres, Mérida e Olivença

21 Set 2023 - 24 Set 2023

Burgos - Os segredos de Castela Medieval

28 Set 2023 - 1 Out 2023

Caminho Francês de Santiago

2 Out 2023 - 8 Out 2023

Salamanca - As mais belas aldeias de Espanha e Arribas do Douro

5 Out 2023 - 8 Out 2023

Valência – Arte e Sabores

7 Out 2023 - 10 Out 2023

Andaluzia e Olivença

7 Out 2023 - 11 Out 2023

Madrid e Toledo

12 Out 2023 - 15 Out 2023

Burgos - Os segredos de Castela Medieval

12 Out 2023 - 15 Out 2023

País Basco e Museu Guggenheim

18 Out 2023 - 22 Out 2023

Cáceres, Mérida e Olivença

26 Out 2023 - 29 Out 2023

Salamanca - As mais belas aldeias de Espanha e Arribas do Douro

29 Out 2023 - 1 Nov 2023

País Basco e Museu Guggenheim

1 Nov 2023 - 5 Nov 2023

Madrid e Toledo

2 Nov 2023 - 5 Nov 2023

Valência – Arte e Sabores

4 Nov 2023 - 7 Nov 2023

Morada e Contactos

AGÊNCIA PORTO
Rua Pinto Bessa, 466, 4300-428 Porto
Tlf.: 222 088 098 *
Email: geral@pintolopesviagens.com

AGÊNCIA LISBOA
Rua Viriato (Picoas), 23A, 1050-234 Lisboa
Tlf.: 213 304 168 *
Email: lisboa@pintolopesviagens.com

*Chamada para a rede fixa nacional

Encontre a sua viagem

  • Portugal
  • Espanha
  • Resto da Europa
  • Ásia
  • América
  • África
  • Médio Oriente
  • Oceânia
  • Cruzeiros
  • Viagens com Autores

OUTRA INFORMAÇÃO

  • Sobre nós
  • Condições Gerais
  • Condições de cancelamento
  • Seguros
  • Safe Travel
  • Política de Privacidade
  • Dados de Cookies
  • Ficha de Informação Normalizada
  • Livro de Reclamações Online
  • FAQs
  • Viagens Escolares, Visitas de Estudo e Viagens de Finalistas
  • Passatempos
  • Staff

2016 © Pinto Lopes Viagens | RNAVT n.º 2070Mindcrawl

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência digital, otimizar as suas funcionalidades, recolher dados estatísticos e direcionar anúncios. Ao navegar neste site estará a consentir a sua utilização. Ok.Política de Cookies