Viagens de Autor - Gonçalo Cadilhe

 

NAS ILHAS DAS ESPECIARIAS

Java, Bali, As Molucas

 

 

A viagem portuguesa que mudou o mundo
Talvez a mais célebre frase da História de Portugal seja a explicação de Vasco da Gama sobre as razões que trouxeram os portugueses ao Oriente: “viemos em busca de cristãos e especiarias”. Onde se produziam a pimenta, a noz-moscada e o cravinho, os mais ambicionados produtos da Idade Média? Em 1512 uma pequena e mal preparada expedição, comandada por António de Abreu, viajou por Java, Bali e o mar das Celébes até chegar às Molucas, as míticas Ilhas das Especiarias. A nossa viagem, 500 anos depois, irá celebrar estes destinos extraordinários que provocaram os Descobrimentos, o colonialismo e a globalização. Viajaremos ao longo da Indonésia, um dos países mais acolhedores do mundo, por vezes fora dos roteiros turísticos, mas sempre em conforto e segurança, entre vulcões perfeitos, arrozais holísticos, monumentos budistas Património da Humanidade, sorrisos zen e ruínas portuguesas que o tempo quase esqueceu.

Itinerário

1º Dia – Porto – Lisboa (avião) …
Voamos a partir de Lisboa para Jakarta, via Dubai. (A saída do Porto é feita de autocarro porque a companhia que escolhemos não voa a partir do Porto). Noite a bordo.

2º Dia - … - Jakarta
Chegada a Jakarta ao fim da tarde. Check-in e jantar. Alojamento no Hotel Pulman Thamrin Jakarta 4* ou similar.

3º Dia – Jakarta
Visitamos uma das metrópoles mais populosas e expansivas do planeta. Daremos especial atenção ao quarteirão histórico construído pelos holandeses que, depois de expulsar os portugueses de Java, fizeram de Jakarta, na altura, Batavia, a sede das suas operações no Oriente. Visitaremos também o porto arcaico de Sunda Kelapa, um dos últimos lugares no mundo onde os navios que atracam são exclusivamente artesanais.

4º Dia – Jakarta (avião) – Jogyakarta – Templo De Prambanan - Jogyakarta
Voamos para Jogyakarta, a capital histórica de Java e uma das cidades culturalmente mais ricas do Oriente, com os mais importantes monumentos arqueológicos de Java nas suas redondezas, nomeadamente Borobodur e Prambanan, autênticas pérolas do Património Unesco, com as suas stupas gigantes, a sua estatuária budista e os seus templos hindus mundialmente famosos. No final da manhã visitamos o palácio Kraton, sede da última dinastia a reger os destinos de Java antes da independência, e também ficamos a conhecer o centro da cidade. De tarde, visitamos o mais importante complexo hinduísta da Indonésia, Prabanam, do século IX d.C. (a ordem das visitas no segmento de Jogyakarta pode ser alterada para optimização do nosso tempo, após consulta com o guia local). Alojamento no Hotel Jogja Plaza 4* ou similar.

5º Dia – Jogyakarta
Levantamo-nos cedo para visitar Borobudur, templo budista do século VIII d.C. onde permanecemos durante a manhã.

6º Dia – Jogyakarta (avião ) – Surabaya – Bromo
Após o pequeno-almoço, transfer em avião para Surabaya e seguimos para o vulcão Bromo por uma paisagem tipicamente vulcânica. Esta noite ficaremos num hotel abaixo do nível habitual da nossa agência, mas é a única forma de podermos pernoitar perto da cratera e assistir a esse momento irrepetível que é um nascer do sol no vulcão Bromo. Alojamento no Hotel Bromo Cottages 2* ou similar.

7º Dia – Bromo Surabaya
Levantamo-nos a meio da noite para seguir de jeep até um miradouro sobre vários sub-vulcões activos do vulcão Bromo. Uma das vistas mais estupendas e famosas da Ásia, que admiramos ao nascer do sol. Passamos a manhã na cratera, excursões a pé ou a cavalo entre fumarolas e cones. Regressamos ao princípio da tarde para Surabaya, onde dormimos. Alojamento no Surabaya Plaza Hotel 4* ou similar.

8º Dia – Surabaya (avião ) – Ternate (Ilhas Molucas)
Voo para Ternate com escala em Manado. Chegamos por fim às Molucas, arquipélago que detinha o exclusivo da cultivação mundial do cravinho da Índia e da noz-moscada, as especiarias mais desejadas da Idade Média. Daí a sua importância histórica e o seu nome mítico: ilhas das Especiarias. Dominadas por árabes, portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses, provocaram nos finais do século XVI o que bem poderíamos chamar a primeira guerra mundial. Fazemos base na ilha vulcânica de Ternate, sultanato rival de Tidore, a ilha em frente, a um tiro de distância. Tarde livre para recuperar baterias ou usufruir da piscina do hotel. Alojamento no Bela Hotel International 4* ou similar.

9º Dia – Ternate (Ilhas Molucas)
Visita de Ternate, uma ilha pequena e fácil de explicar: é um vulcão perfeito. Visitamos várias ruínas de fortalezas do tempo da presença ibérica, e também o palácio do sultão.

10º Dia – Ternate – Tidore – Ternate (Ilhas Molucas)
Passamos o dia a navegar entre Ternate e Tidore, sultanatos rivais aliados e inimigos das várias potências europeias numa sucessão de alianças e traições digna de uma história do Asterix.

11º Dia – Ternate (avião ) – Bali
Voo para Bali com escala em Makassar, onde visitaremos brevemente esta antiga cidade portuária. Alojamento no Hotel Nusa Dua Beach 4* ou similar.

12º Dia – Bali
Viajamos pela ilha, parando sempre que uma boa oportunidade fotográfica surgir, visitando vários pontos de interesse cultural pelo caminho, entre eles Ubud, a capital cultural de Bali e um dos centros mundiais da new age, tornado famoso com o best-seller “Comer, Amar, Orar”. Temos como objectivo chegar ao extremo oposto de Bali para alcançarmos o célebre miradouro do vulcão Batur com esplêndidas vistas sobre a ilha.

13º Dia – Bali
Passamos o dia a visitar a zona de Gunung Batukau, uma das paisagens culturais mais impressionantes do sudeste asiático, e cujos socalcos de arroz e templos de água fazem parte da lista do Património da Humanidade da UNESCO.

14º Dia – Bali (avião ) – Jakarta (avião ) …
Aproveitamos a manhã para relaxar na praia e nas instalações do hotel. Check out às 12.00. Deixamos as nossas malas guardadas e vamos visitar a península de Bukit, um dos lugares mais sagrados de Bali que, como a proa de um navio, se lança na imensidão do Oceano Índico. Seguimos para Kuta, a capital hedonística do Sudeste Asiático, para passearmos pelas estreitas ruas pedonais a transbordar de vida e de gente de todo o mundo. Excelente e última oportunidade de shopping, antes de concluirmos a nossa viagem. Após o jantar, transfer ao aeroporto para embarque em voo regular com destino a Lisboa, via Jakarta e Dubai.

15º Dia – … Lisboa – Porto
Chegada a Portugal. Continuação, de autocarro, para o Porto.

Fim da viagem e dos nossos serviços.

Notas

Obrigatório visto e passaporte com validade mínima de 6 meses.

Gonçalo Cadilhe rejeita a grafia do NAO.

Se optar por uma das nossas viagens, sabia que pode deixar o seu automóvel no parque de estacionamento gratuito da PLV, na agência do Porto?

Consulte-nos para conhecer ainda as tarifas do nosso serviço de transfer de e para o aeroporto.


 

Gonçalo Cadilhe   Raquel Ochoa   José Luis Peixoto   Fernando Alvim   Rui Massena   Tiago Salazar
Gonçalo Cadilhe   Raquel Ochoa   José Luís Peixoto   Fernando Alvim   Rui Massena   Tiago Salazar
Escritor Viajante   Escritora Viajante   Escritor   Apresentador   Maestro   Escritor Viajante
            de TV e Rádio        
telefone   newsletter
Área Geográfica / Tipo de Viagens
 
Portugal   América
Espanha   Médio Oriente
Europa   Cruzeiros
África   Individuais
Ásia ...................   
Porto
 
Rua Pinto Bessa, 466
4300-428 Porto
Tlf.: 222 088 098
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.